Médico remove bola do rosto de bebê e o que se esconde embaixo emociona
O pequeno Zakary nasceu com uma protuberância raríssima no cérebro e precisou passar por uma cirurgia
Quando o pequeno Zakary nasceu, em dezembro de 2016, sua mãe Valeka Riegel, 46 anos, ficou chocada ao vê-lo pela primeira vez. Isto porque a maior parte do seu rosto estava coberta por uma enorme bola, nem mesmo os olhos do menino estavam visíveis.
Foi aos cinco meses de gestação que Valeka foi informada pelos médicos que havia algo errado. A princípio acharam que se tratava de um cisto no rosto do bebê, mas após uma série de exames descobriu-se que Zakary tinha encefaloceles.
Encefaloceles consiste em uma má formação no fechamento do crânio que acaba permitindo que parte do conteúdo craniano saia e forme protuberâncias como a bola no rosto de Zakary. Este problema é raríssimo e de acordo com a agência governamental de saúde CDC, apenas cerca de 1 em cada 12.200 bebês nos EUA nascem com esta condição todos os anos.
Os médicos não sabiam sequer se o bebê iria sobreviver ao parto, mas o pequeno resistiu após passar por uma cesárea.
A mamãe Valeka se lembra muito bem da aparência do seu pequeno nos primeiros dias de vida. “Havia apenas uma grande protuberância e pequenos lábios – sem olhos, sem nariz, sem cílios”, disse a mãe em entrevista ao portal Today.
Apesar da aparência, Zakary era saudável ao nascer. Porém, devido ao tamanho da bola em seu rosto, ele tinha dificuldades para respirar e comer.
Por isso, o bebê precisou ficar internado no hospital por cerca de quatro meses até que estivesse forte o suficiente para se submeter a uma cirurgia de remoção da bola no rosto.
A cirurgia ocorreu em um hospital infantil em Cincinnati, Estados Unidos. Os médicos conseguiram remover a bola e fechar o espaço no crânio do bebê. “Ele tinha um defeito na membrana ao redor do cérebro e no osso do crânio e nós conseguimos reparar isso”, disse o médico Dr. Charle Stevenson, neurocirurgião pediátrico, responsável pela cirurgia em Zakary.
Ao ver o filho sem a bola, a mamãe Valeka se emocionou. “Eu chorei porque eu não sabia que ele tinha um rosto tão lindo, com cílios compridos e grandes olhos castanhos. Ele é perfeito!”, disse a mamãe.
Os médicos disseram para a mãe que o bebê não apresenta nenhum problema neurológico. No momento ele tem um pequeno atraso no desenvolvimento, mas que foi causado pela presença da bola em seu rosto pelos primeiros quatro meses de vida. Mas os médicos acreditam que logo ele irá recuperar este atraso e irá se desenvolver como as outras crianças.
Confira a transformação do pequeno Zakary a seguir: