‘Meu sonho é segurá-la no colo’, diz mãe de bebê que nasceu com coração pra fora
A pequena Vanellope nasceu com o coração para fora do corpo e conseguiu superar todas as expectativas
Com 9 semanas de gestação, a mãe inglesa Naomi Findlay, 31 anos, recebeu uma notícia terrível: sua bebê praticamente não tinha chances de sobreviver. Isto porque o coração da pequena Vanellope Hope estava crescendo fora do peito!
Na época, Naomi e o marido foram orientados a realizar um aborto pelos médicos, mas eles decidiram continuar com a gestação. “Eu disse para os médicos que o aborto simplesmente não era uma opção para mim, se meu bebê fosse morrer na barriga, isso aconteceria naturalmente”, disse Naomi em entrevista ao jornal britânico DailyMail.
Os pais voltaram a ter esperança quando eles se consultaram com o cardiologista pediátrico Frances Bu’Lock. Ele fez mais exames na mãe com 13 e 16 semanas de gestação e percebeu que apesar de ter o coração para fora do corpo, o restante do organismo da bebê parecia normal e saudável.
50 profissionais na hora do parto
O parto da bebê precisou ocorrer com 35 semanas e meia de gestação e contou com a participação de 50 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e outros, que se dividiram em quatro equipes. Por causa de seu coração, a pequena precisou nascer por meio de uma cesárea e seu nascimento foi tenso para todos.
“Todos, inclusive eu e meu marido, ficamos tensos. Nos disseram que os primeiros dez minutos de vida eram cruciais para ver como nossa filha iria reagir ao ambiente fora do útero. E ouvir ela sair e chorar, foi um milagre absoluto”, contou Naomi em entrevista ao portal DailyMail.
A bebê passou pela primeira das três cirurgias necessárias para colocar o coração de volta no seu peito 50 minutos após nascer. Na mais recente, a própria pele de Vanellope foi usada para cobrir a abertura que havia no tórax.
Boas perspectivas
A pequena Vanellope ainda tem um longo caminho pela frente e seu principal risco no momento é uma infecção. Porém, os médicos e seus pais já possuem as melhores perspectivas para seu futuro. “Antes de ela nascer, as perspectivas eram muito ruins, mas agora são bem melhores. Vanellope está indo muito bem, provou ser muito resiliente”, diz Frances Bu’Lock em entrevista à BBC.
Naomi considera sua bebê um verdadeiro milagre e agora sonha com o dia em que poderá segurar sua pequena no colo. “Eu sonho com o dia em que vou segurá-la no colo, acho que quando isso acontecer não vou querer tirá-la dos meus braços nunca mais!”, disse Naomi.