Tosse com catarro em bebê: saiba o que fazer
Entenda como prevenir e quais cuidados ter diante da tosse com catarro em bebêsA tosse com catarro em bebês pode ser sintoma de outros problemas de saúde. “Mais comumente das infecções de vias aéreas superiores, que são as gripes e os resfriados. Rinossunusites bacterianas e pneumonia também podem ser causas”, explica a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do Pronto Socorro Infantil do Hospital Leforte.
O que fazer diante da tosse com catarro
É importante procurar o pediatra diante da tosse com catarro em bebês a fim de descobrir qual é a melhor maneira de agir. “No caso das infecções de vias aéreas superiores, se não houver outros sintomas associados, pode-se observar, pois os resfriados e gripes são autolimitados, de duração de 3 a 7 dias, podendo-se amenizar a tosse com inalação, soro fisiológico e lavagem nasal com soro”, afirma Tatiana Miranda.
A tosse com catarro pode ser um sintoma de que o resfriado ou gripe está se tornando uma infecção de via aérea bacteriana, rinossinusite ou pneumonia. “Quando isso acontece geralmente a tosse persiste por mais de 7 dias, a febre costuma ser persistente por mais de 5 dias, pode haver a mudança da coloração do catarro de claro, ou branco para amarelo-esverdeado. Contudo, o mais importante é o estado geral do bebê, ou seja se ele está ou não ativo, mamando e sem desconforto respiratório. Quando o bebê fica prostrado, largado, hipoativo, ou com dificuldade para respirar, aumento do número de respirações por minuto, deve-se procurar o serviço de urgência”, alerta Tatiana Miranda.
Como prevenir a tosse com catarro em bebês
Para prevenir a tosse com catarro em bebês evite fatores que contribuem para a sua persistência. “São eles expor o bebê ao tabagismo, poeira, animais de estimação, ambientes mal arejados e com baixa umidade. Pode-se então fazer uso de umidificadores e não esquecer de manter os bebês bem hidratados no verão, porque a desidratação contribui para a tosse com catarro”, orienta Tatiana Miranda.