Veja os prós e contras de dar chupeta para o bebê
Confira como oferecer a chupeta para o bebê de uma forma segura
Dar ou não chupeta para o bebê é um assunto que sempre gera dúvida para os papais e até entre os profissionais da área de saúde. De forma geral, evitar a utilização da chupeta é a melhor opção. Porém, isso não significa que os pais devem banir o uso do objeto.
Vale ressaltar que sugar é um comportamento comum e fisiológico dos pequenos. Esse movimento de sucção está associado à saciedade das necessidades nutricionais, psicológicas e emocionais dos bebês. Muitos deles conseguem suprir tal necessidade apenas com a amamentação, já outros precisam de um tempinho extra para se saciarem.
Quais são as desvantagens da chupeta?
Apesar de a sução ser natural para os pequenos, os movimentos de sugar o seio e a chupeta são bem diferentes. Enquanto na amamentação os bebês utilizam a língua para ordenhar o leite, com a chupeta eles sugam de forma que estivessem puxando um canudinho.
Com os dois estímulos diferentes, eles aprendem a brincar com a língua e podem tentar replicar o movimento no seio da mãe, atrapalhando a amamentação. Assim, um dos primeiros cuidados para oferecer a chupeta é fazer isso quando o pequeno tiver um mês de vida ou mais. Antes disso, as chances de desmame precoce aumentam de forma considerável.
Além disso, a utilização da chupeta está associada a alterações ortodônticas nos bebês, independentemente do modelo de bico escolhido. “O uso persistente altera a organização dos dentes e eles nascem tortos, ela também mantém a saliva na boca em uma quantidade maior do que o natural, aumentando o risco de carie e induz o refluxo”, alerta o pediatra Paulo Rogério Gallo, diretor do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública – USP.
Quando usar a chupeta?
“Não há um consenso entre os profissionais da saúde, educação e psicologia. Contudo, existe uma tendência a aceitar o uso, desde que não seja de maneira abusiva. Em alguns momentos do dia é possível”, orienta Gallo. Sendo assim, oferecer a chupeta quando o pequeno estiver muito inquieto e irritado pode ajudar a deixá-lo mais calmo.