Vick vaporub não deve ser usado nos bebês menores de dois anos
Pesquisa aponta que o Vick vaporub pode causar problemas respiratórios nos bebês
Vick vaporub é uma das pomadas mais usadas quando o assunto é tosse ou congestão nasal. Porém, saiba que apesar de ser muito utilizado em crianças, o Vick vaporub não é orientado para bebês. Isto porque, a pomada pode causar problemas respiratórios nos pequenos.
Os problemas do Vick vaporub foram apontados por uma pesquisa publicada na revista científica Chest. Os pesquisadores observaram que esta pomada pode estimular a produção de muco e inflamar as vias respiratórias, o que pode levar a problemas respiratórios. Como os bebês contam com vias respiratórias muito estreitas, isto poderia causar graves problemas respiratórios nos pequenos. “Os ingredientes presentes no Vick podem ser irritantes, fazendo com que o corpo produza mais muco para proteger as vias aéreas. No caso dos bebês, que possuem as vias respiratórias estreitas, esta maior quantidade de muco pode ser perigosa”, explica o autor do estudo, o Dr. Bruce Rubin.
Os pesquisadores ressaltaram que passar o Vick vaporub embaixo do nariz dos bebês é especialmente perigoso. Diante destas descobertas, saiba que o Vick vaporub só pode ser utilizado em crianças maiores de dois anos e nunca deve ser aplicado embaixo do nariz. A orientação é aplica-lo no peito e pescoço.
Contudo, saiba que mesmo em crianças e adultos, ainda não há estudos que comprovem que o Vick vaporub é bom para casos de tosse ou cogestão nasal. De acordo com a Clínica Mayo, o que ocorre é que o poderoso odor desta pomada faz o seu cérebro achar que você está respirando melhor, só que na verdade não está.
Veja como aliviar a tosse seca em bebês aqui. E como aliviar a tosse com catarro em bebês aqui.