Bebê no berço: quais os cuidados necessários
Saiba a que ficar atento quando for colocar o bebê para dormir no berço
Primeiramente, é importante ressaltar que o berço é o móvel certo para seu bebê dormir. “Lá ele está protegido de cair ao despertar ou ao se movimentar”, explica a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do Pronto-Socorro Infantil do Hospital Leforte. Contudo, é importante ter alguns cuidados ao escolher e colocar o bebê no berço.
A seguir, confira as dicas da pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do Pronto-Socorro Infantil do Hospital Leforte, sobre quais cuidados ter com a estrutura do berço e ao colocar o pequeno neste móvel:
Cuidados com a estrutura do berço:
-A grade lateral precisa estar sempre elevada e travada duplamente em cada lado, para impedir que o bebê pule ou se jogue para fora do berço. Por esta razão, o estrado do berço deve ser abaixado conforme a criança cresce.
-A distância entre as barras verticais da grade tem de ser pequena, de forma que impeça a passagem do bebê por esta lacuna, ou mesmo que fique com a cabeça ou membros presos neste espaço.
Cuidados com o bebê do berço:
-Bebês devem dormir em colchão firme, de barriga para cima, cobertos até a altura do peito com lençol ou manta presos embaixo do colchão e os bracinhos para fora. O colchão deve estar bem preso ao berço, não mais que dois dedos de espaço entre o berço e o colchão.
-A cabeça do recém-nascido deve ficar descoberta durante o sono. Estudos demonstram que em 16 a 22% dos casos de Síndrome da Morte Súbita do Lactente, os bebês foram encontrados com a cabeça coberta ou enrolada nas cobertas. Recomenda-se que os pés do bebê fiquem encostados na borda do berço, evitando que este escorregue para baixo das cobertas.
-O travesseiro ideal é o anti-sufocante, com pequenos furos, que permitem a respiração. Porém, para recém-nascidos, não é necessário usar nenhum travesseiro.
-Convém reforçar que a posição ideal para os bebês serem colocados no berço é de barriga para cima. A posição ventral, ou seja, de bruços foi contraindicada desde 1992 pela Academia Americana de Pediatria, por ser apontada como uma das causas da Síndrome da Morte Súbita na Infância. Desde que as entidades médicas passaram a fazer esta recomendação ao redor do mundo, a incidência desta Síndrome caiu mais de 50%.
-No momento de dormir é recomendável retirar correntinhas ou cordões do pescoço do bebê, pois podem enroscar e provocar sufocação.
-Brinquedos como bichos de pelúcia e quaisquer objetos que possam interferir na respiração do bebê e até provocar asfixia, devem ser retirados de dentro do berço na hora de dormir. Colocar o bebê para dormir com cobertores macios, travesseiros e protetores de berço também não se deve fazer, esses objetos também aumentam o risco de asfixia.
Veja outras dicas de como prevenir a morte súbita em bebês aqui.