Bebê acorda chorando: saiba o motivo e como agir
Bebê acorda chorando: saiba o motivo e como agir
O bebê pode acordar chorando por um pesadelo ou devido ao terror noturno
A noite parece tranquila quando de repente seu bebê acorda chorando. Esta situação ocorre com alguns pais e tem diferentes razões. “O bebê pode ter um pesadelo e acordar chorando”, conta a pediatra Wylma Maryko Hossaka, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Beneficência Portuguesa. Em casos de pesadelos, dar um colo e consolar o bebê até que volte a dormir é a melhor opção.
Caso o bebê acorde chorando com frequência, ele pode sofrer com o terror noturno. Trata-se de um transtorno que ocorre quando a criança está em uma fase em que dorme profundamente, mas não sonha. Cerca de 5% das crianças sofrem com o terror noturno. Ao sofrer uma crise de terror noturno, o bebê pode chorar, gemer, gritar e até mesmo se debater. Ela pode durar poucos minutos ou até meia hora e quando acaba a criança volta a dormir. “É um sonambulismo persistente, a criança parece que está acordada, mas não está. Nestas situações, consolar não adianta e a criança acorda sem se lembrar de nada”, diz a pediatra Wylma Maryko Hossaka.
Infelizmente ainda não há um tratamento preciso para o terror noturno. Uma alternativa pode ser a terapia. “O que se observa é que o problema costuma melhorar a partir dos seis anos”, conta a pediatra Wylma Maryko Hossaka.
Saiba o que fazer quando seu bebê chora nesta outra matéria do portal BebêMamãe.com.