Estados Unidos passam a usar caixas para bebês dormirem
Medida tem como objetivo reduzir o número de mortes súbitas de bebês
O governo do Estado de Nova Jersey nos Estados Unidos se tornou o primeiro do país norte-americano a adotar caixas para os bebês dormirem. O objetivo disto é reduzir a morte súbita de bebês durante o sono.
Começou na Finlândia a ideia de colocar os bebês para dormirem em caixas de papelão. Esta atitude fez a Finlândia se tornar um dos países com as menores taxas de mortalidade de bebês do mundo. O governo finlandês começou a colocar os bebês em caixas em 1930 e isso contribuiu fortemente para que as taxas de mortalidade dos bebês passassem de 65 bebês a cada mil em 1938, para 2 a cada mil em 2015. Recentemente, o Reino Unido também decidiu adotar as caixas e agora foi a vez dos Estados Unidos.
Em todos os casos, as caixas são entregues para todas as recém-mães de forma gratuita e ela contém os seguintes itens: uma caixa de papelão com um colchão de espuma e uma capa de colchão impermeável. Dentro da caixa existem itens de primeira necessidade para os bebês, como roupinhas, entre outros. E também orientações sobre amamentação e cuidados importantes sobre a prevenção da morte súbita.
No caso de Nova Jersey, antes de ganhar as caixas, as mães devem assistir a um vídeo de 20 minutos sobre sono seguro do bebê e prevenção de morte súbita.
Por que esta caixa reduz os casos de morte súbita?
O uso desta caixa reduz os casos de morte súbita de bebês nos países que a adotaram por dois motivos muito simples. O primeiro deles é a caixa em si. Essas caixas são feitas para bebês até oito meses e as pesquisas indicam que é graças ao seu tamanho pequeno que elas são capazes de prevenir a morte súbita. Afinal, por serem pequenas os bebês não conseguem se virar e ficar de bruços, posição que favorece os casos de morte súbita. Além disso, não há espaço na caixa para se colocar outros itens que poderiam aumentar o risco de morte súbita do bebê, como travesseiros e protetores de berço.
Além disso, outro ponto muito importante em relação a esta caixa é a INFORMAÇÃO. Note que todas as caixas possuem folhetos informativos sobre prevenção de morte súbita e sono seguro. E no caso de Nova Jersey as mães precisam passar por um curso sobre sono seguro para poder obter a caixa! “Honestamente, a prevenção da morte súbita ocorre muito mais devido à maior informação dos pais do que pela caixa em si. As pessoas adoram ganhar coisas de graça e ganhar uma caixa cheia de produtos para o bebê, além de um bom espaço para ele dormir, é um incentivo para que os pais se eduquem”, concluiu a pediatra Kathie McCans, em entrevista ao jornal The New York Times.
Saiba mais sobre sono seguro do bebê aqui.