Hora em que bebê nasce diz se ele será mais agitado de dia ou a noite

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

É o que aponta uma pesquisa feita pela Universidade de Cleveland, entenda o estudo a seguir

Seu bebê fica mais agitado durante o dia ou a noite? A resposta pode ter relação com o horário que ele nasceu! Pelo menos é o que aponta uma pesquisa feita Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que a hora que a pessoa nasce tem relação com o horário do dia no qual ela será mais ativa. Assim, bebês que nasceram durante o dia, seriam mais ativos também durante o dia. Enquanto os bebês que nasceram a noite, seriam mais ativos durante a noite. E isto não vale só para a infância! Os pesquisadores notaram que esta maior disposição durante ou dia ou a noite continua ao longo de toda a vida adulta.


Cadastre-se

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores pediram para alunos realizarem testes durante a manhã e depois durante o período da noite. Depois, eles compararam os resultados dos testes com o horário do dia em que estes alunos nasceram.

Os pesquisadores notaram que os alunos cujo melhor desempenho foi no teste feito durante a manhã foram aqueles que nasceram no período da manhã. Enquanto aqueles cujo melhor desempenho foi no teste feito durante a noite foram aqueles que nasceram no período da noite! “A hora do nascimento está muito ligada ao fato da pessoa ser uma ‘pessoa do dia’ ou uma ‘pessoa da noite’. Nossa pesquisa sugere que o período crítico para estabelecer o relógio biológico para o estado de alerta pode ser o momento do nascimento”, disseram os autores do estudo quando o publicaram na revista científica Journal of Social Psychology.

Segundo os pesquisadores, ao que tudo indica, o relógio biológico das pessoas pode ser ativado quando o bebê é exposto a luz pela primeira vez. A natureza ou qualidade da luz para a qual eles são expostos parece também influenciar os pequenos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Universidade de Helsinki , na Finlândia, descobriu que bebês que nasceram prematuros e precisaram ficar um tempo na incubadora tendem a acordar quarenta minutos mais cedo do que as outras pessoas quando se tornam adultos.

Mas por que estes adultos acordam antes? A luz parece desempenhar um papel crucial. Há vinte anos, nas unidades de cuidados intensivos neonatais, era prática padrão deixar luzes brilhantes durante todo o dia e noite. Isto parece ter ajustado rapidamente os relógios do corpo dos infantes.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários