Veja o cuidado especial que é preciso ter com bebês meninos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

De acordo com as últimas pesquisas, bebês meninos são mais sensíveis e precisam de maior atenção de suas mães

Infelizmente, ainda é muito comum ouvir, especialmente de pessoas mais velhas, que os meninos precisam ter uma criação mais ‘dura’ para que não se tornem maricas. Além de ser uma ideia completamente errada e machista, agora as últimas pesquisas têm descoberto que trata-se de algo que pode ser MUITO prejudicial para os bebês meninos.

Uma revisão de estudos publicada na revista científica Infant Mental Health descobriu que os bebês meninos, assim como todos os bebês, não só precisam da atenção e carinho de seus pais, como também podem precisar de uma “dose extra de amor”.


Cadastre-se

Os pesquisadores fizeram algumas descobertas muito interessantes sobre os bebês meninos. Primeiro, os meninos tendem a demorar mais para se desenvolverem socialmente, linguisticamente e fisicamente do que as meninas. Os circuitos do cérebro dos meninos que regulam o estresse também demoram mais para se desenvolver, de modo que os meninos são mais afetados negativamente quando expostos ao estresse, tanto dentro quanto fora do útero.

Desta forma, os bebês meninos são mais vulneráveis ao estresse materno do que as bebês meninas. E também sentem mais quando recebem pouca atenção de seus pais. Para se ter uma ideia, as pesquisas apontaram que logo quando nascem os bebês meninos já tem um nível maior de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, do que as meninas.

E aos seis meses de vida, os bebês meninos já sentem mais frustração do que as meninas. Aos doze meses, os meninos sofrem mais quando recebem um estimulo negativo.

Diante de tudo isso, os pesquisadores concluíram que os bebês meninos “tendem a ser mais exigentes, mais difíceis de acalmar e costumam precisar mais do apoio de suas mães para ajudá-los a regular o afeto”.

Então, o que as mães de bebês meninos podem fazer?

Diante de todas essas descobertas, os pesquisadores ressaltam que é essencial que as mães de bebês meninos estejam presentes o máximo possível para seus pequenos, especialmente no primeiro ano de vida. E que busquem atender suas necessidades emocionais, sem medo de que isso os torne mimados ou tenha qualquer outra consequência.

Claro este cuidado é importante para todos os bebês, mas conforme foi mencionado acima, os bebês meninos costumam ser os que mais sofrem quando este cuidado não é realizado. E para piorar, são aqueles que correm maior risco de não receber este cuidado devido aos medos de alguns pais e cuidadores de que se tornem muito “mimados ou maricas”.

Fonte consultada:

Psychology Today

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários