Leandra Leal posa com a filha e dá detalhes sobre adoção dela: “lindo”
A atriz Leandra Leal emocionou ao falar sobre a sua experiência com a adoção em um relato sincero
A atriz Leandra Leal decidiu dar maiores detalhes sobre sua experiência com a adoção. Ela é a mãe orgulhosa da menina Júlia, seis anos. A menina Júlia foi adotada por Leandra e seu ex-marido Ale Youssef.
Para comemorar o Dia Nacional da Adoção, Leandra Leal contou um pouco mais sobre como foi e tem sido a sua experiência com a filha Júlia. Ela começou dizendo: “Vamos celebrar o Dia Nacional da Adoção compartilhando experiências. Adotar é construir família. É sentir um amor incondicional escolhido. Tanto eu quanto a minha filha nos adotamos e nos escolhemos. Eu queria ser mãe e ela queria ser filha. Ninguém está ajudando ninguém. Não existe caridade no ato de adotar. Esse não deve ser o motor dessa escolha. Ninguém é uma pessoa boa porque adotou; simplesmente será mãe ou pai”.
Ela então falou sobre como o processo de adoção é longo no Brasil. “Você terá bastante tempo para refletir e se preparar. A fila é angustiante, demora, mas esse período também pode ser uma excelente oportunidade para se preparar, ler, estudar, se investigar, conhecer outras pessoas que estão passando ou já passaram por isso. Trocar e me preparar para essa experiência me ajudou bastante. Tire as dúvidas antes da chegada da criança. Quando eu decidi entrar na fila, comuniquei todo mundo que era importante para a minha vida. A maternidade adotiva é muito questionada e todas as dúvidas devem ser sanadas antes da chegada da criança. Quando seu filho ou filha chegar, só deve receber amor e acolhimento, não deve ser uma surpresa além da conta”.
A atriz também aproveitou para apontar as frases que não se deve dizer a pais e mães que adotaram. “Prepare-se para falar sobre adoção, para ser questionada por pessoas próximas que você ama. As pessoas são preconceituosas com o tema, mas tente não afastar ninguém, ensine e compartilhe esse amor. Eu sou didática e firme, porque tem muita gente sem limite também… No dia nacional da adoção você pode refletir e parar de usar essas frases:
• Quando você vai ter o seu filho de verdade?
• Quando você tiver o seu você vai entender.
• Você sabe quem são os pais de verdade?
• Essa criança teve muita sorte
• Mas você não pode gerar?
Tudo isso diminui a filiação adotiva, eu sou mãe de verdade e minha filha é de verdade”, pontuou.
Leandra Leal também se declarou para sua filha e falou como lida com a data da chegada de Júlia para a família. “A adoção será sempre um encontro positivo. A história da criança e dos pais adotivos pode muitas vezes ser difícil e envolver processos tristes, mas a história da adoção será sempre um encontro positivo. De todos os milagres que eu já experienciei, o encontro com a minha filha é o maior de todos. É mágico reconhecer sua filha ou seu filho, dar as mãos e recomeçar uma vida. Cada família lida da forma que achar melhor. Cada família lida com a adoção e com a sua história da forma que achar melhor. A minha família gosta de celebrar e ritualizar a vida, então no dia da chegada celebramos ‘a festa da família’. Não é aniversário, é o momento em que agradecemos por nosso encontro, por nossa família. É uma forma positiva de falar sobre a chegada, a adoção, sem que isso vire um tabu. A adoção na nossa família é um motivo de celebração”, disse ela.
A atriz também explicou que sua filha sabe sobre sua história. “A confiança é a base de tudo. Acredito que seja muito importante para uma criança adotiva ter conhecimento e orgulho da sua história na hora de enfrentar questionamentos e dúvidas. Eu já li e ouvi depoimentos sobre casos de revelações tardias que geram sentimentos de desconfiança. Eu sempre procuro responder a tudo o que é perguntado de uma forma em que a minha filha consiga entender, sem esconder nada da sua história. Eu acho importante que ela confie em mim e tenha consciência da sua história”, concluiu Leandra.
Muitos internautas parabenizaram a atriz sobre seu relato e sua família. “Muito amor envolvido! E muito lindo o seu relato!”, comentou uma internauta. E outra internauta afirmou: “Amei o seu relato, foi sensível e muito esclarecedor”.