3 coisas que só ocorrem no corpo de quem está grávida de menino
Entenda quais as mudanças que só ocorrem no corpo de quem está grávida de meninos, de acordo com estudo
Cada vez mais os pesquisadores têm descoberto que existem diferenças entre as gestações de meninos e meninas. A seguir, te contamos quais as principais diferenças que foram observadas na gestação de meninos:
Maior risco de complicações
Uma pesquisa feita pela Universidade de Adelaide na Austrália descobriu que mulheres grávidas de meninos estão mais suscetíveis a problemas de saúde na gestação do que aquelas que esperam meninas.
O estudo, que contou com a participação de 574 mil gestantes, observou que as chances da mulher desenvolver pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e ter um parto prematuro aumentam quando ela está grávida de um menino.
Placenta diferente
O mesmo estudo também observou que existem diferenças entre a placenta de quem espera um menino e de quem espera uma menina. Como a saúde da placenta é essencial para que haja sucesso na gestação, os pesquisadores australianos acreditam que é justamente essa diferença entre as placentas que contribui para que mulheres corram maior risco de complicações quando esperam meninos. “A placenta é essencial para que haja sucesso na gestação e tecnicamente é um órgão que pertence ao bebê, então ela é geneticamente idêntica ao bebê”, explica a coautora do estudo Claire Roberts.
Mais estresse
Pesquisadores da Universidade de Granada na Espanha notaram que durante a gestação, os bebês meninos criam mais químicos, os chamados radicais livres, no corpo da mãe do que as bebês meninas. Estes radicais livres podem machucar as células maternas e levar a problemas de saúde.
Os cientistas acreditam que esta maior quantidade de radicais livres no organismo pode aumentar o risco das mães de meninos desenvolverem problemas como: depressão ou doença de Alzheimer. A pesquisa contou com a participação de 56 gestantes que deram à luz a 27 meninos e 29 meninas.