Estrias na gravidez: estudo revela 3 descobertas incríveis
Estrias na gravidez: estudo revela 3 descobertas incríveis
Pesquisadores descobriram a fundo como a estria na gravidez se forma, se os cremes são eficazes e mais
Uma pesquisa publicada no British Journal of Dermatology fez uma série de descobertas importantes sobre as estrias na gravidez, sua prevenção e tratamento. A seguir, veja quais foram as principais conclusões do estudo feito pela Universidade de Michigan, Estados Unidos, com 27 gestantes que desenvolveram estrias na gestação.
Quem corre mais riscos
Segundo os pesquisadores, as estrias afetam cerca de 50% a 90% das mulheres. Contudo, algumas mulheres possuem mais riscos do que outras de desenvolver o problema na gestação. Os principais fatores que aumentam o risco de ter estrias na gestação são: histórico familiar (se sua mãe ou avós tiveram estrias na gestação, suas chances aumentam), ganhar mais peso do que o orientado na gestação, estar grávida de múltiplos e ter tido estrias no passado por qualquer outra razão, como crescimento ou ganho de peso.
O uso de produtos no tratamento e prevenção das estrias
Ao contrário do que muitos acreditam, este estudo descobriu que a maioria esmagadora dos produtos para tratamento de estrias, incluindo todos os tópicos, não conseguiram efetivamente acabar com elas. Muitos dos produtos utilizados na prevenção das estrias também não conseguiram evita-las.
Prevenir X tratar
Os pesquisadores também concluíram que devido à impossibilidade atual de acabar com as estrias, a melhor alternativa de fato é tentar preveni-las durante a gestação. Contudo, para isso não basta utilizar óleos ou cremes. É essencial evitar o ganho excessivo de peso.
A formação das estrias
O estudo também observou em detalhes como é a formação das estrias na gravidez. Primeiro, as fibras elásticas da derme, responsáveis pela elasticidade da pele, se rompem. A pele tenta reparar este rompimento, mas não consegue e acaba fazendo com que as estrias fiquem com o aspecto das versões mais claras e maduras.
Saiba mais sobre a prevenção e tratamentos para amenizar as estrias aqui.