Grávida, ex-BBB Adriana conta como pinta o cabelo e gera polêmica
Quando se trata de pintar os cabelos na gravidez, até mesmo médicos têm opiniões distintas
Pintar ou não pintar os cabelos na gravidez? Este assunto certamente deixa muitas mamães na dúvida e até mesmo alguns médicos podem discordar entre si. A ex-BBB Adriana Sant’Anna, que está grávida de cinco meses, reacendeu esta questão ao contar como mantem os fios loiros durante a gestação.
A ex-BBB Adriana contou em suas redes sociais que pinta os cabelos desde o início da gestação. “Eu faço meu cabelo desde quando estava com duas semanas de gravidez, minha obstetra não proíbe que faça, disse que não tem risco nenhum nem para mim, nem para meu bebê. O que poderia ocorrer é uma reação alérgica que eu não tenho, já fiz teste. Ela fala que tem que fazer em bom local, com bons profissionais. Eu jamais iria colocar meus filhos em risco por estética. O loiro não pega na raiz, as tintas de hoje em dia não tem chumbo. Nos braços passo só água oxigenada, sem produto nenhum”, disse a ex-BBB.
Veja o vídeo em que ela fala sobre o assunto a seguir e depois entenda mais sobre a questão.
Mas é seguro mesmo tingir os cabelos na gravidez?
O principal motivo deste assunto ser tão polêmico é porque não há estudos suficientes sobre se é seguro ou não tingir os cabelos durante a gestação.
De acordo com a Clínica Mayo, teoricamente, sua pele só absorve uma quantidade limitada de tintas de cabelo. No entanto, se sua pele está infectada ou irritada, ou se houver uma quebra na pele, você pode absorver mais produtos químicos na tintura do cabelo do que o habitual. Ainda assim, a pesquisa sobre o uso de tintas para cabelos durante a gravidez é limitada. Normalmente, esses produtos químicos não são prejudiciais para um bebê em desenvolvimento.
Contudo, a falta de evidências sobre o assunto, faz com que hajam as mais diversas recomendações médicas. Existem profissionais de saúde que assim como a obstetra de Adriana não veem problemas no fato da mulher tingir os cabelos desde o início da gestação, desde que tenha alguns cuidados como o de não deixar a tinta atingir a raiz.
Já outros profissionais, como é o caso dos membros da Associação Americana de Gravidez recomendam que a mulher espere até o segundo trimestre de gestação para tingir os cabelos. Também há quem oriente que a gestante não tinja o cabelo durante toda a gravidez e opte por produtos como shampoos tonalizantes.
Diante de tantas questões, o melhor a fazer é conversar com seu ginecologista sobre o assunto e ver qual é a opinião dele.