Estudo alerta pra 1 atitude comum na gravidez que faz o bebê nascer com baixo peso
Uma pesquisa descobriu que passar estresse na gestação aumenta o risco do bebê nascer pequeno e com baixo peso
Uma pesquisa feita pela Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, fez uma descoberta importante. Os pesquisadores descobriram que o estresse durante a gestação prejudica o crescimento e ganho de peso do bebê no útero e faz com que eles nasçam pequenos e abaixo do peso.
Na verdade, após analisar 719 estudos feitos com 21 espécies diferentes de mamíferos, os pesquisadores observaram o seguinte. Que quando o estresse ocorre no final da gestação, o bebê cresce e ganha peso mais lentamente e por isso pode acabar nascendo com baixo peso e/ou menor do que o recomendado.
Porém, em casos assim, uma vez que o desenvolvimento do bebê deixa de depender da mãe, o bebê passa a crescer no mesmo ritmo das outras crianças.
Contudo, quando a mãe sofre estresse no início da gestação, a situação é mais complicada. Isto porque em casos assim, o desenvolvimento do bebê ocorre mais rapidamente, pois o organismo dele entende que está em uma situação de risco e por isso precisa se desenvolver e reproduzir antes de morrer.
E o organismo do bebê continua neste ritmo de desenvolvimento intenso mesmo após o nascimento. Por isso, as chances destes pequenos sofrerem com a puberdade precoce no futuro são maiores, entre outras complicações. “Esta pode ser a explicação para o fato das meninas nas regiões mais pobres menstruarem mais cedo do que as demais”, observa o Dr. Andreas Berghanel, autor do estudo e antropólogo evolutivo da Universidade do Novo México.