Imagem do ultrassom de Karina Bacchi gera preocupação e atriz esclarece

Na imagem do ultrassom, o bebê está com o cordão umbilical no pescoço, mas isso é normal
A atriz Karina Bacchi fez um post em suas redes sociais de um ultrassom de seu bebê e acabou desvendando um dos mitos mais famosos sobre a gravidez: o cordão umbilical em volta do pescoço.
Na imagem postada por Karina, o cordão na verdade nem estava em volta do pescoço do bebê, estava apenas próximo. Mas isto já foi o suficiente para gerar uma série de comentários preocupados de fãs.
Porém, no post Karina explicou que isto era normal e que seu bebê estava inclusive brincando com o cordão de dentro do útero. “O cordão umbilical que parece estar próximo ao pescoço, está em movimento, ele brinca , suga e treina a sucção”, disse Karina Bacchi.
De fato, o cordão se enrolar ou ficar próximo de alguma parte do corpo do bebê, inclusive do pescoço, é algo completamente normal. Os bebês interagem com o cordão, seguram, soltam, mexem. Enrolam-se, passam por dentro, fazem nós e voltas. E está tudo bem.
Acidentes verdadeiros com o cordão umbilical durante a gravidez são raríssimos. Eles podem ocorrer quando o cordão faz um verdadeiro nó e isso interrompe o fluxo sanguíneo. Mas isto é tão raro que só afeta uma em cada CINCO MIL gestações.
Além disso, é importante deixar claro que o cordão em volta do pescoço NÃO é um motivo para cesárea. Não importa quantas voltas estejam em torno do pescoço, uma, duas, três… A ideia de que o bebê estaria sendo enforcado pelo cordão não faz sentido, pois dentro da barriga o pequeno ainda nem respira pelo nariz. Então, o cordão em volta do pescoço não poderia atrapalhar a respiração do pequeno.
Além disso, durante o trabalho de parto o útero se contrai e empurra não só o bebê, mas também a placenta e o cordão umbilical. Então, não há maior tensão no cordão durante o parto. Estima-se que um terço dos bebês nascerá com pelo menos uma volta de cordão umbilical ao redor do pescoço.
Confira a seguir o vídeo feito por Karina Bacchi: