Ciência confirma: gravidez de menino é mais difícil que a de menina! Veja por quê:
De acordo com uma pesquisa, a placenta protege mais as bebês meninas do que os meninos, entenda
Uma pesquisa sugere que as bebês meninas têm uma vantagem natural na gravidez quando comparado aos meninos. O estudo publicado pela Universidade de Oxford, Inglaterra, descobriu o provável motivo sobre porque estatisticamente as mães de meninas tem uma gestação mais tranquila do que as mães de meninos.
Segundo o estudo, a resposta está na placenta. A placenta é responsável por providenciar oxigênio e nutrientes para o bebê, saiba mais sobre a placenta aqui.
E de acordo com o estudo, a placenta age de maneira diferente quando a mãe espera um menino do que quando espera uma menina. “Descobrimos que, com bebês do sexo feminino, há uma expressão muito maior de genes envolvidos no desenvolvimento placentário, na manutenção da gravidez e na tolerância imune materna”, disse o coautor do estudo, Sam Buckberry em entrevista ao HealthDay.
“Sabemos há algum tempo que as meninas estão claramente ganhando na batalha pela sobrevivência”, disse Claire Roberts, principal autora do estudo, de acordo com a HealthDay. Os resultados deste estudo podem explicar por que as bebês meninas são menos propensas a ter um parto prematuro, morte neonatal, entre outros.
Esta produção de diferentes genes na placenta também pode explicar outras diferenças de gênero que existem ao longo da vida. “Os bebês do sexo masculino geralmente crescem mais rápido e maior que as meninas. Isso ocorre nos mundos animal e humano, mas até agora não entendemos realmente como ou por quê “, acrescentou Roberts.