Descoberto remédio que pode causar má formação do bebê na gestação
Trata-se da pregabalina que é usada para tratamento de dores, ansiedade, fibromialgia e outras condições
O medicamento pregabalina usado para o tratamento de dores, ansiedade, fibromialgia, epilepsia e outros problemas no cérebro pode estar associado a má formações no feto, de acordo com um estudo publicado na revista científica Neurology, que publicação que pertence à Academia Americana de Neurologia.
O estudo contou com a participação de 164 mulheres que tomaram pregabalina durante a gestação e outras 656 que não tomaram este medicamento na gravidez. E então foi descoberto que mulheres que tomaram pregabalina no primeiro trimestre de gestação tiveram três vezes mais chances de ter filhos com má formações do que aquelas que não tomaram o remédio.
6% das grávidas entre as mulheres que tomaram pregabalina tiveram filhos com má formações, enquanto apenas 2% das grávidas que não tomaram o remédio tiveram filhos com má formações.
As má formações provavelmente causadas pelo medicamento incluem problemas no coração e no sistema nervoso central. “Nós não podemos tirar uma conclusão definitiva com este estudo, já que muitas mulheres estavam tomando outros medicamentos que poderiam agir na formação do feto e também porque o estudo foi pequeno”, disse a autora da pesquisadora Ursula Winterfeld.