Ausência de enjoos na gravidez: É Normal?
Náuseas e enjoos estão entre os principais sintomas da gravidez, listados pelas mamães. Eles ocorrem em especial até o terceiro mês, mas algumas mulheres simplesmente não sentem esse desconforto e podem acabar pensando que tem algo de errado com a gestação. Mas afinal, é normal não sentir enjoos na gravidez? Confira a seguir por que algumas mulheres não sentem enjoos na gravidez.
É normal não sentir enjoos na gravidez?
Normalmente, a vontade de vomitar e a sensação de mal-estar não demoram muito para aparecer e até ajudam as mulheres a identificarem que estão grávidas. No entanto, nem todas as gestantes sentem enjoos na gravidez. O ginecologista obstetra Sérgio Floriano Toledo, Mestre em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Lusíada – UNILUS, Santos, São Paulo, explica:
“A gestação é tão maravilhosa que mesmo pacientes que engravidaram várias vezes podem ter sintomas diferentes”
Assim, existem aquelas que sofreram bastante com enjoos e náuseas na primeira gestação e que não sentiram absolutamente nada na segunda ou na terceira, por exemplo. Os motivos para isso irão depender de cada organismo.
Contudo, entre as principais causas está a sensibilidade, ou melhor, a falta dela. Quando a mulher engravida ela precisa se adaptar a grandes mudanças hormonais. No caso de mamães que fizeram uso prolongado ou em altas dosagens de anticoncepcionais pode ser que o próprio corpo não sinta tanto os novos hormônios gerados com a presença do bebê.
Vale lembrar que depois de 12 semanas quando a placenta assumiu sua função e os níveis de HCG – hormônio produzido na gestação – começam a se estabilizar, esses sintomas de mal-estar tendem a diminuir. “Acontece até este período da 12ª semana por uma questão hormonal”, garante Toledo.
Náuseas e enjoos não são sinais de uma gestação saudável. Assim se você está se sentindo bem, em especial no primeiro trimestre, não existe nada de errado com isso. Na realidade, esses sintomas comuns são apenas reações do nosso organismo para as mudanças hormonais. Mas se você não tem esses problemas, apenas comemore e sinta-se uma grávida bem sortuda!