Menstruação atrasada: as principais causas e o que fazer
Menstruação atrasada pode ocorrer por gravidez, problemas hormonais, excesso ou falta de peso e mais
A menstruação atrasada pode ocorrer por diversos motivos. A seguir, o ginecologista obstetra Paulo Gallo, diretor médico do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or do Rio de Janeiro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lista as causas da menstruação atrasada e explica o que fazer diante delas:
1. Gravidez
Esta é a principal causa da menstruação atrasada em mulheres com vida sexual ativa e que estejam em idade reprodutiva. “Por isso, a primeira coisa que deve ser feita diante do atraso menstrual é um teste de gravidez e se ele der positivo, a mulher deve ir ao ginecologista para iniciar o pré-natal. Caso dê negativo, a mulher também deve ir ao ginecologista para descobrir qual é a causa do atraso menstrual”, orienta Paulo Gallo.
2. Problemas hormonais
Disfunções hormonais também podem ser as causas do atraso menstrual. Por isso, é preciso ir ao ginecologista para que ele investigue se há um problema hormonal e caso haja, o trate.
3. Estresse
Caso a mulher já tenha um ciclo irregular, uma tendência a não ovular, o estresse pode alterar a produção hormonal e levar atraso. Nesse caso, é preciso da avaliação de um ginecologista para determinar se esta é mesmo a causa.
4. Magreza ou excesso de peso
Tanto o excesso quanto a falta de tecido adiposo pode levar a atrasos menstruais e prejudicar a fertilidade. “O tecido adiposo é a maior glândula do corpo humano, porque nele existe a conversão de hormônios, então o excesso ou a falta pode afetar na menstruação e ovulação”, explica Paulo Gallo. Nesses casos, é importante adotar medidas para reequilibrar o peso corporal.
5. Uso de anticoncepcionais
O uso de anticoncepcionais podem fazer com que a mulher não menstrue. “Quando usam anticoncepcionais, algumas mulheres param de menstruar por atrofia do endométrio”, diz Paulo Gallo. Quando se muda a pílula, especialmente após emendar um anticoncepcional em outro, pode ocorrer o atraso menstrual.
6. Uso de alguns medicamentos
A maioria dos remédios não altera a menstruação de uma mulher que não usa pílula. “Contudo, alguns medicamentos podem levar a disfunção hormonal, principalmente os remédios psiquiátricos e alguns cardiovasculares”, explica Paulo Gallo. É importante comunicar ao seu ginecologista quais medicamentos você toma.
Seu ciclo é regular ou não?
Diante do atraso menstrual é importante avaliar se o ciclo da mulher é regular ou não. Os ciclos menstruais regulares variam de 25 a 35 dias. Os ciclos são considerados irregulares quando as diferenças entre os dias de duração de cada ciclo são superiores ao do ciclo regular, como se em um mês a mulher teve o ciclo de 25 dias e em outro teve ciclo de 40 dias, por exemplo.
“Mulheres com ciclo irregular provavelmente não ovulam regularmente. Essas pacientes têm mais risco de engravidar e demorar um tempo maior para perceber. Se essas mulheres tiverem a menstruação atrasada, devem fazer o teste de gravidez e se não estiverem grávidas devem buscar o ginecologista para saber o que fazer. Se quiserem engravidar, precisam usar medicação para ovular regularmente ou usar contraceptivos se não quiserem”, orienta Paulo Gallo.