Saiba qual a melhor posição para a grávida dormir
Confira dicas úteis para a grávida dormir melhor e saiba mais sobre sono na gestação
Mesmo sentindo muito sono, nem sempre é fácil a grávida conseguir dormir bem. Além de toda a mudança hormonal, o barrigão pesado muitas vezes acaba atrapalhando a mamãe. Então, nessa hora só existe uma regra: encontrar uma posição que seja confortável para você, naquele momento. Isso porque essa posição também pode mudar com o passar das semanas.
“Ao longo da gestação as posições em que a mulher se sente incomodada ao dormir, mudam bastante. Por exemplo, nos últimos meses de gravidez ficar de barriga para cima pode gerar falta de ar, então a mãe precisa ir se adaptando de acordo com as novas situações da gravidez”, explica a ginecologista e obstetra Karina Zulli, Mestre em Reprodução Humana.
Contudo, deitar virada para o lado esquerdo pode resultar em grandes benefícios para a saúde da gestante e do bebê. “Nessa posição, a mulher favorece o fluxo de retorno das pernas ao coração, já que assim o peso do útero não comprimi a veia cava. Isso ajuda o sangue a voltar ao coração e buscar novamente o oxigênio para levar a todas as células do corpo, incluindo as fetais”, ensina Zulli.
Mas por que tanto sono?
Sentir muito sono na gravidez costuma ser um dos sintomas mais relatados pelas mamães, especialmente no início da gestação. “Isso acontece devido às mudanças hormonais que fazem a mulher ficar cansada e sonolenta”, afirma a ginecologista obstetra Márcia Pereira Bueno, professora de ginecologia e obstetrícia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).
Quando a mulher passa a ser responsável por duas vidas, o organismo vai depender de um aumento de metabolismo. Além disso, o corpo precisa lidar com uma maior produção de hormônios. Entre eles, a progesterona que é responsável pelo aumento da vontade de dormir, pela redução de reflexos e até pelo intestino que costuma ficar mais preguiçoso, nesse período.