Veja o sinal inesperado que corpo dá de que você está grávida de menina
O sistema imunológico das grávidas meninas é diferente de quem espera um menino, entenda
Uma pesquisa feita pela Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos, descobriu algumas mudanças inesperadas que ocorrem no corpo das mulheres que estão grávidas de meninas. A pesquisa contou com a participação de 80 gestantes.
Os pesquisadores observaram que as mulheres que estão grávidas de meninas possuem algumas diferenças em seus sistemas imunológicos. Quando expostas a uma bactéria, os corpos das gestantes grávidas de meninas produziram mais citocinas pró-inflamatórias, ou seja, tiveram uma inflamação maior.
A inflamação é uma parte importante da resposta do sistema imunológico e contribui para que ele possa combater os vírus, bactérias ou qualquer outro problema. Contudo, quando há inflamação em excesso pode ocorre um maior estresse no corpo, o que faz com que a pessoa tenha sintomas como: mais enjoos, cansaço e sono.
De acordo com os pesquisadores, ainda são necessários mais estudos para se entender estas mudanças específicas no corpo das grávidas de meninas. Contudo, eles acreditam que isto pode explicar porque as gestantes que esperam meninas costumam ter sintomas mais fortes de algumas doenças, como a asma.
“Esta pesquisa ajuda as mulheres e seus ginecologistas a reconhecerem que o sexo do bebê é um fator que influência muito na resposta do sistema imunológico da gestante. E isto pode levar a uma série de novos estudos e maior compreensão sobre o sistema imunológico da gestante”, conclui a pós-doutora e autora do estudo Amanda Mitchell.
Outras pesquisas já haviam observado que grávidas de meninas tendem a ter enjoos mais fortes. Uma pesquisa feita com 1.6 milhões de gestantes na Suécia e publicada na revista científica New Scientist descobriu que mulheres que sofrem com fortes enjoos na gestação têm mais chances de serem mães de meninas.
De acordo com o estudo, mulheres que sofrem fortes enjoos em decorrência de uma condição chamada hiperêmese gravídica têm mais chances de serem mães de meninas. Quando a mulher tem esta condição, as chances de ter uma menina são de 56%, lembrando que para as demais mães as chances de ter uma menina são de 50%.
Veja outras diferenças entre a gravidez de meninos e meninas aqui.