Sua idade na 1ª menstruação indica chances de ter diabetes gestacional

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Mulheres que menstruaram pela primeira vez com 11 anos ou menos correm maior risco de ter diabetes gestacional

Diabetes gestacional é uma doença que infelizmente afeta muitas grávidas. O diabetes gestacional ocorre quando os níveis de glicose (açúcar) estão altos no sangue materno.

Ela ocorre porque os hormônios da gravidez podem dificultar a ação da insulina fazendo com que a glicose aumente no sangue materno. “Aproximadamente 90% das pacientes com diabetes gestacional tem uma deficiência de receptores de insulina previamente à gravidez, o que já diminui a ação da insulina no organismo”, observa a ginecologista obstetra Viviane Lopes, do Femme Laboratório da Mulher.

Links Patrocinados

Uma das consequências do diabetes gestacional é o ganho de peso excessivo do feto, acima de quatro quilos. Cerca de seis semanas após o parto, as mulheres que tiveram diabetes gestacional devem realizar um teste oral de tolerância a glicose, sem estar em uso de medicamento antidiabéticos.

Agora, uma pesquisa da Universidade de Queensland na Austrália descobriu que a idade da primeira menstruação da mulher pode dizer se ela terá maiores chances de desenvolver diabetes gestacional ou não.

Links Patrocinados

Os pesquisadores observaram que mulheres que tiveram a primeira menstruação com 11 anos ou menos têm 50% mais chances de desenvolver diabetes gestacional do que aquelas que menstruaram com 13 anos ou mais. A pesquisa contou com a participação de 4700 mulheres.

De acordo com os pesquisadores, esta descoberta é muito importante na prevenção do diabetes gestacional. “Isto pode significar que no futuro os ginecologistas podem perguntar às gestantes qual foi a idade da primeira menstruação delas e assim identificar quem corre maior risco de ter diabetes gestacional. E se ela menstruou cedo, o médico poderá ter alguns cuidados especiais na tentativa de prevenir a doença”, observa a autora do estudo Gita Mishra.

Como a obesidade e o sobrepeso também são fatores que aumentam o risco de diabetes gestacional. Esta nova descoberta também pode servir como um alerta para que mulheres que menstruaram cedo procurem estar com um peso saudável quando forem engravidar.

Saiba mais sobre diabetes gestacional aqui.

Veja mais

Comentários

Links Patrocinados