Vacina contra dengue pode aumentar muito os casos de Zika vírus

Por: Bruna Romanini



Foto: Getty Images

De acordo com estudo da Universidade de York, a vacina contra dengue favorece os casos de Zika vírus

Uma pesquisa feita pela Universidade de York, Canadá, e a Universidade Xi’an Jiaotong, na China, descobriu uma terrível consequência da vacina contra dengue. Esta consequência prejudica toda a população, especialmente as gestantes. De acordo com os pesquisadores, vacinar a população contra a dengue pode aumentar os casos de Zika vírus.

Segundo os pesquisadores, vacinar as pessoas contra dengue aumenta os casos de Zika vírus e quanto mais cedo as pessoas forem vacinadas contra a dengue maior o surto de Zika. “Vacinar contra um vírus faz com que fique mais fácil para o outro se espalhar. Evidências recentes sugerem que os anticorpos do vírus da dengue (que são utilizados para a elaboração da vacina) podem favorecer a infecção pelo vírus Zika”, observa o autor do estudo e professor da Universidade de York, Jianhong Wu.

Cadastre-se

O estudo também apontou que o risco de Zika vírus só não aumenta, quando juntamente com a vacinação contra a dengue, o país realiza um trabalho de controle do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue e do Zika.

Os pesquisadores deixaram claro que não querem com isso desencorajar o desenvolvimento e promoção da vacina contra dengue. Porém, afirmam que são necessários mais estudos para melhorar os programas de vacinação contra a dengue e reduzir o risco de Zika vírus.

Saiba tudo sobre os efeitos do Zika vírus na gravidez aqui.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Veja mais

mayra cardi barriga diminuiu
impressão 3D para grávidas

Comentários





Veja mais