Vídeo incrível mostra os impactos reais da gravidez no corpo da mãe
Confira quais as mudanças fantásticas que ocorrem no corpo da gestante em cada fase
O Museu da Ciência e Indústria de Chicago nos Estados Unidos fez um ótimo vídeo mostrando como a gravidez impacta o corpo da mãe em cada semana.
Você pode conferir o vídeo a seguir. Contudo, infelizmente o vídeo está em inglês, por isso, vamos mostra-lo e depois explicar logo abaixo o que está escrito em cada fase do vídeo. Confira:
Gravidez de 9 a 12 semanas
A primeira parte do vídeo mostra uma gestante com 9 a 12 semanas de gestação. Nesta fase, o vídeo mostra que um dos primeiros órgãos afetados pela gravidez é o coração. Isto porque o coração passa a bater com mais força. Outro órgão que também é afetado nesta fase é a bexiga, por isso, gestantes podem sentir maior vontade de fazer xixi desde o início da gravidez.
Gravidez de 13 a 16 semanas
Nesta fase da gestação o bebê começa a se mexer! Legal né? Mas saiba que você só vai começar a sentir este movimento por volta de 20 semanas.
Gravidez de 17 a 20 semanas
Nesta fase é mais comum que as gestantes comecem a sentir desejo por alguns determinados alimentos. E também podem passar a ter aversão a certos alimentos. O estômago já começa a ser um pouco comprimido pelo crescimento do bebê no útero.
Gravidez de 21 a 24 semanas
Com este tempo de gravidez, o útero, e o bebê, passam a crescer mais rapidamente.
Gravidez de 25 a 28 semanas
Nesta fase da gestação, o bebê já está mexendo bastante! Para se ter uma ideia, o pequeno se mexe 30 vezes por hora! Animado não?
Gravidez de 29 a 32 semanas
Entre 29 e 32 semanas de gestação, o bebê já começa a crescer tanto que muitos órgãos passam a ficar mais apertados. É o caso do seu fígado que é destacado no vídeo com o nome em inglês do órgão, “liver”!
Gravidez de 33 a 36 semanas
Durante esta fase, os músculos e articulações das gestantes começam a ficar mais soltos. Esta mudança é especialmente importante para o momento do parto.
Parto
No parto, entre as muitas mudanças que ocorrem no corpo, há a contração do útero e a a expansão do colo uterino.
Pós-parto
Após a dor do parto, são desencadeados uma série de hormônios.