Após cena chocante de novela, Fernanda Gentil faz alerta aos pais
Fernanda Gentil assistiu a cena do julgamento do padrasto que abusou da afilhada na novela “O Outro Lado do Paraíso”
A jornalista, apresentadora e mãe Fernanda Gentil fez um desabafo após ver o capítulo de “O Outro Lado do Paraíso” em que o padrasto, Vinicius, foi julgado por abusar sexualmente de sua afilhada, Laura, quando ela era criança.
Diante desta cena impressionante da novela. Fernanda Gentil, que é mãe de dois meninos, fez o seguinte desabafo e alerta aos pais e responsáveis:
“Preciso confessar: hoje foi o primeiro capítulo que vi inteiro de “O Outro Lado do Paraíso.” E outra confissão: me sinto grata pela prestação de serviço que esse elenco fez com a cena do julgamento do Vinicius, o padrasto que abusou da enteada Laura por anos durante a infância dela. Ainda sobre as confissões; uma minoria pode se apegar à primeira e achar um absurdo por eu ser da emissora e não acompanhar a novela. Outra minoria vai achar que elogiei exatamente pelo mesmo motivo. Mas meu recado é pra maioria pensante. A mensagem que essa cena passou, o texto reproduzido pelos atores e o drama vivido pelos personagens representam muitas famílias reais. Eu, dentro da minha bolha, alienada na minha realidade, acordando e dormindo no meu dia a dia, onde não vejo essa situação por perto, não sei dar números a essas crianças vítimas de abuso – e por isso prometo me envolver mais no assunto a partir de hoje. Mas ao mesmo tempo eu, mulher, mãe de dois, dona de um esforço descomunal para prepará-los para as dores e as delícias desse mundo maluco, e principalmente, solidária às alegrias e sofrimentos de tantas outras mães, não posso deixar de falar sobre isso. Pais, mães, e responsáveis em geral: nós precisamos ouvir as nossas crianças. Os Vinicius’s e Lauras da novela estão espalhados por vários cantos e casas desse país. Os Vinicius normalmente são sedutores, charmosos, inteligentes, e muitas vezes, estão perto. Muito perto. São pessoas das quais geralmente pensamos “poderia ser qualquer um, menos ele(a).” E as Lauras? Ah…. as Lauras são crianças lindas!!! Felizes! Puras e cheias de sonhos! Esses sonhos devem continuar na cabecinha de cada uma delas, e é NOSSO dever fazer de tudo para que eles se realizem. É nosso dever participar da vidinha delas para mostrar o que elas devem passar em cada fase da linda jornada que têm pela frente. É nosso dever deixar o canal aberto para que tenham segurança de falar tudo – desde o trabalhinho na escola, passando pelo gol na educação física, o primeiro beijo, a nota baixa na prova, até confessar caso algo não esteja legal. E se não estiver, que es-cu-te-mos. Assim mesmo, bem devagar e separadamente. Escutemos muito. Com atenção. Porque crianças podem florear, valorizar e até aumentar, mas elas não inventam algo sobre o qual não sabem – ou pelo menos ainda não deveriam – saber.
### DISQUE 100 ###
Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.