Entenda o que fez Ivete Sangalo chorar por um mês inteiro após dar à luz
Esclareça suas dúvidas sobre o baby blues e veja o que a cantora Ivete Sangalo falou sobre o assunto
A cantora Ivete Sangalo revelou em entrevista recente que chorou por um mês inteiro logo após o nascimento de suas gêmeas, Marina e Helena. “Chorei um mês inteiro após o nascimento das meninas. O choro com as meninas foi do inacreditável esporte clube […] Eu olhava para elas, sentia falta de ar e dizia: Meu Deus, como será que vou administrar tudo isso. Como vou cuidar deste amor porque eu vou querer cuidar. Mas, como vou fazer isso. Eu via todas aquelas pessoas em casa, família, enfermeira, e dizia: ‘Meu Deus eu quero tirar todo mundo daqui’. Mas, eu não posso e não podia fazer isso. Eu amamentava e chorava de emoção porque estava amamentando as minhas filhas. Só que daí passava o meu filho e dizia: ‘Meu Deus, eu ainda não brinquei com ele hoje’. E vinha a culpa. Eu chorava muito tempo’”, disse a cantora em entrevista para a revista Crescer.
Ivete Sangalo passou pelo baby blues
O que aconteceu com Veveta é algo que afeta muitas mamães no período do pós-parto. Trata-se do baby blues e ele afeta cerca de 50 a 80% das mães! “Trata-se de um humor triste, a mulher fica com dúvidas se vai ser uma boa mãe, a diferença entre a depressão e o baby blues é que no baby blues o sofrimento não é tão grande, não há pensamentos suicidas ou homicidas e o quadro regride sozinho ao longo do primeiro mês de vida do bebê”, explica a psicóloga Vera Iaconelli, diretora do Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal – Gerar e doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo.
De acordo com a Clínica Mayo, além da intensidade dos sentimentos ser menor no baby blues quando comparado a depressão pós-parto, também há outras diferenças. Um das diferenças é o tempo de duração de cada um, a depressão dura um período mais longo e geralmente necessita de tratamento para passar, enquanto o baby blues costuma durar cerca de um mês e regride sozinho.
A depressão pós-parto ainda pode acabar interferindo na sua capacidade de cuidar do seu filho, fazendo com que você não consiga realizar algumas tarefas. Se você suspeita que sofre de depressão pós-parto, é importante conversar com um psicólogo ou psiquiatra sobre este assunto.
Os principais sintomas do baby blues são:
- Mudanças de humor
- Ansiedade
- Tristeza
- Irritabilidade
- Se sentir sobrecarregada
- Chorar com maior frequência
- Concentração reduzida
- Dificuldades para dormir
- Problemas no apetite
Fonte consultada:
Clínica Mayo