Fernanda Machado contrai pneumonia ao evitar remédios por causa da amamentação
Caso alerta para importância das mães cuidarem da própria saúde, entenda e saiba tudo sobre uso de remédios na amamentação
Começou como uma simples sinusite, problema que a atriz Fernanda Machado já teve que enfrentar algumas vezes. Porém, desta vez era diferente, Fernanda estava amamentando. Preocupada com possíveis efeitos que os remédios para sinusite poderiam ter no seu leite materno e no seu bebê, a atriz optou por não toma-los. Conclusão: a sinusite evoluiu para infecção e então se tornou uma PNEUMONIA! Veja o que ela disse sobre o assunto em um post no seu Instagram:
“O que uma mãe faz por um filho?
Tudo, o possível e o impossível, né?! A gente sem nem pensar, dá a vida por eles se preciso for.
Nunca fui fã de remédios, prefiro as opções naturais se possível, amamentando fiquei mais natureba ainda, tentando proteger o Lucca obviamente.
Tentando evitar medicamentos, minha sinusite virou infeção, que virou pneumonia.
A médica que por acaso, também tá amamentando a bebê dela, me contou a história de uma mãe que por estar amamentando, e pelo mesmo motivo que eu, demorou muito pra tratar uma infecção de ouvido. Quando chegou no médico já estava a ponto de perder a audição do ouvido infeccionado.
Às vezes a gente esquece que pra cuidar dos nossos filhos, a gente precisa primeiro cuidar da gente, né?!”, disse a atriz.
A importância de cuidar da SUA saúde
Fernanda tem razão, muitas vezes as mães ficam tão focadas na saúde de seus bebês que acabam se esquecendo ou não se preocupando o suficiente com a própria saúde. E também é muito comum que muitas mães que amamentam acabem evitando medicamentos com medo de que eles venham a afetar o leite materno.
Porém, é essencial ter mente que cuidar da sua saúde é necessário não só por você, mas também por seu filho. Afinal, a mãe precisa estar bem para poder cuidar do seu pequeno.
Quanto aos remédios. De fato É essencial que as mães tenham cuidado ao tomar remédios durante a amamentação. Isto porque alguns medicamentos podem passar para o leite materno e de fato acabar prejudicando a saúde do bebê.
Por outro lado, muitas vezes por medo do que um medicamento pode causar, muitas mães sequer buscam tratamento para determinado incomodo que sentem e isto pode fazer com que a doença se agrave muito, como no caso de Fernanda Machado.
Saiba que existem muitos medicamentos que as mães que amamentam podem tomar, então, às vezes por medo elas acabam se privando de um tratamento que poderiam ter feito sem problemas.
Diante de tudo isso, é essencial que a mãe busque ajuda médica diante de uma doença. Mas que também sempre informe seu médico que está amamentando e procure informações sobre o medicamento que precisa tomar e seus efeitos no bebê.
Veja o que mais considerar antes de tomar um remédio durante a amamentação aqui.