Não parece, mas estes bebês são gêmeos idênticos! Entenda:
Conheça o impressionante caso dos bebês que são gêmeos idênticos, mas não parece
Quando se trata de gêmeos idênticos, o esperado é que eles sejam, bom, IDÊNTICOS! Mas, não foi o que aconteceu com os pequenos Finlay e Harrison Craven, filhos da mamãe Helen Craven, 43 anos.
Os bebês são gêmeos idênticos, porém, Harrison nasceu pesando 1.9 kg, enquanto seu irmão gêmeo Finlay nasceu pesando apenas 1.3 kg! Os bebês nasceram prematuros aos sete meses, mas a diferença de peso entre eles impressionou até os médicos.
Agora, eles completaram seis meses. “Finalmente o Finlay está começando a alcançar o irmão. Demorou seis meses para isso acontecer. Eles são gêmeos idênticos, mas quando as pessoas me encontram elas acham que o Harrison é um irmão mais velho!”, contou a mãe Helen em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.
Aos seis meses de vida, Harrison está pesando 7.4 kg, enquanto Finlay está com 5.2kg. Helen é mãe solo, seus filhos são fruto de uma produção independente por meio de fertilização in vitro. “Eu tive alguns relacionamentos, mas nunca encontrei alguém com quem quisesse formar uma família. Então, minha avó faleceu e me deixou uma boa herança e eu decidi usar parte do dinheiro para fazer o tratamento de fertilização in vitro e me tornar mãe”, contou Helen.
Seu óvulo foi fertilizado com um espermatozoide de doador anônimo e apenas um embrião foi colocado em Helen. “Porém, já no meu útero o embrião acabou se dividindo em dois e então eu descobri que estava esperando gêmeos idênticos! Foi uma surpresa enorme, especialmente porque eu tinha colocado só um embrião. Jamais pensei que teria gêmeos”, explicou Helen.
Com 13 semanas de gestação, os médicos começaram a perceber que havia uma diferença de tamanho entre os gêmeos e passaram a monitorar a gestação com maior atenção. Com 28 semanas de gestação, os médicos observaram que Finlay estava recebendo muito menos nutrientes do que o irmão.
Os bebês estavam sofrendo com a Síndrome de Transfusão Feto-Fetal. Nesta síndrome, ocorrem complicações na placenta que fazem com que o volume de sangue seja distribuído de forma desigual entre os gêmeos. Enquanto um bebê tem um pequeno volume de sangue o outro tem um volume excessivo. O gêmeo doador tem pouco sangue e portanto pouco líquido amniótico enquanto o gêmeo receptor tem o volume excessivo e tem muito líquido amniótico. Isto é prejudicial para ambos os bebês e pode levar ao óbito dos dois.
Então, a mamãe Helen precisou ficar internada e três semanas depois os bebês tiveram que nascer por meio de um parto cesárea. “Foi assustador ver meus bebês nascerem dois meses antes. Mas os médicos me explicaram que foi necessário porque corríamos o risco de perder o Finlay”, contou Helen.
Quando os bebês nasceram, Helen se lembra do choque ao ver os bebês pela primeira vez. “Eu sabia que eles seriam pequenos, mas eu não sabia o quão pequeno o Finlay seria. Quando eles nasceram e ficaram lado a lado a diferença foi impressionante. Harrison era o dobro do Finlay! Eu só precisei ter esperança de que Finlay teria forças suficientes para conseguir sobreviver”, recorda-se Helen.
E foi justamente isso que o pequeno Finlay fez. “Ele conseguiu se recuperar tão bem! Os dois têm muita energia e é lindo ver isso. Só porque o Finlay tem quase metade do tamanho do irmão isto NÃO significa que ele tem metade da energia. Ele pode ser pequeno, mas está se superando e crescendo a cada dia”, celebrou Helen.