‘Precisei perder meu celular pra realmente descobrir meus filhos’, desabafa mãe
A mamãe Clare Patience escreveu um ótimo texto sobre como ela redescobriu a maternidade quando precisou ficar alguns dias sem o celular. Veja o ótimo depoimento dela a seguir:
“Sabe aquelas mães na pracinha que empurram o filho com no balanço com uma mão e mexem no celular com a outra, essa era eu!
Eu estava constantemente no celular! Em minha defesa, não era apenas para ficar no Facebook ou Instagram, às vezes eu realmente tinha que resolver coisas do trabalho. E eu acho que a coisa mais atraente do celular é que você pode ficar com seus filhos, lidar com coisas de trabalho e ainda falar com os amigos ao mesmo tempo e assim fingir que está dominando super bem essas coisa de vida de mãe, mulher e profissional. Só que a verdade é que você não está.
E quem é mãe e pai sabe: cuidar de um filho pode ser muito solitário! Você fica morrendo de vontade de falar com outro adulto, só para poder dizer palavras que não tenham relação com “cocô”, “cuidado” ou “ponha isso no chão”. O celular me conecta com outros adultos e isso muitas vezes faz TODA diferença.
Eu também achava que o fato de eu checar o celular constantemente não machucava ninguém. Afinal, eu estava lá com meus filhos, brincando de lego, pintando, etc. Mas isso era o que eu achava…
Só que eu comecei a notar que meu filho caçula ficava chateado toda vez que eu pegava meu celular. Ele tentava tirá-lo da minha mão ou colocava sua cabecinha na frente da tela e até começava a gritar para que eu deixasse o celular de lado e fosse atendê-lo. Minha filha começou a se comportar mal quando eu estava em uma ligação. Não havia dúvidas de que eles estavam competindo pela minha atenção com o celular.
Então, na semana passada meu celular quebrou! Eu tentei de tudo para que ele voltasse, tentei retomar os apps, mas não consegui. Então, estou há alguns dias sem celular. E foi então que comecei a notar a diferença.
Eu comecei a me irritar muito menos com meus filhos! E por quê? Porque antes eu já estava com a cabeça cheia de coisas que estavam ocorrendo enquanto eu usava o celular, conversas, coisas do trabalho, etc, que não precisava muito para eu perder a paciência com meus pequenos. Me livrar de todas esses “problemas” que emanavam do celular me fez uma mãe mais paciente e sociável.
Assim, na semana passada eu brinquei de “Meu pequeno pônei”, ensinei minha filha a arrumar a própria cama e muito mais. Além disso, cozinhar o jantar se tornou algo muito mais rápido porque eu estava completamente focada nisso.
Fizemos várias caminhadas em família e eu me sinto muito mais relaxada e acho que meus filhos também estão mais curtindo muito mais essa mãe livre do celular.
Obviamente eu vou acabar comprando outro celular, realmente não dá para simplesmente não ter. Mas, isto serviu para abrir meus olhos sobre o quão melhor ficou minha relação com meus filhos sem o celular e eu posso prometer uma coisa: não vou mais deixar o celular interferir na minha relação com meus filhos!
OBS: Se for me ligar, ligue no telefone de casa!”.