Síndrome de De Quervain: o problema que surge ao segurar o bebê errado
Síndrome de De Quervain pode ocorrer por movimentos repetitivos na hora de carregar o bebê
A Síndrome de De Quervain é um problema que afeta os tendões que ligam os polegares aos pulsos. Este problema ocorre após movimentos repetitivos no pulso. A Síndrome é muito comum entre as mães, pois elas estão constantemente segurando seus bebês em um movimento repetitivo. Além disso, nos meses após o parto as mães ficam com os tendões mais frouxos, esta mudança é importante para o momento do parto, mas após o nascimento do bebê aumenta o risco desta síndrome.
Além disso, segurar o bebê de uma forma específica aumenta muito as chances do problema. Esta forma perigosa é a seguinte: segurar o bebê com os pulsos e os dedões virados para baixo.
Sintomas
Os sintomas da Síndrome de De Quervain são:
- Dor perto da base do dedão;
- Inchaço perto da base do dedão;
- Dificuldades para mover o dedão quando é preciso pegar algo;
- Sentir o dedão “pinçando” quando estiver mexendo;
- Caso o tratamento demore, a mãe pode começar a sentir dor em todo o braço.
Entre em contato com o médico diante de qualquer um destes sintomas.
Tratamento
O tratamento da síndrome envolve reduzir a inflamação, preservar o movimento dos dedões e evitar que ocorra novamente. Se você começar o tratamento cedo sua condição pode melhorar entre quatro e seis semanas.
O tratamento pode ser realizado com um fisioterapeuta. Além disso, é importante evitar movimentos repetitivos o máximo possível, aplicar gelo na região afetada e imobilizar o pulso. Remédios podem ser indicados para diminuir a dor e o inchaço, como o ibuprofeno.
A cirurgia pode ser necessária em casos mais graves. A necessidade ou não da cirurgia será avaliada pelo seu médico.
Prevenção
A melhor forma das mães prevenirem o problema é prestar atenção na hora de segurar o bebê. Procure sempre segurar o bebê com os pulsos retos e não para baixo ou em qualquer outra posição esquisita.
Fonte consultada:
Clínica Mayo