Você nasceu entre 1980 e 1990? Então, veja 4 diferenças entre você e outras mães
Em um texto interessante, a psicóloga Carla Kozesinski falou sobre as características das mães da geração Y
Em um artigo muito interessante para o portal Ninguém Cresce Sozinho, a psicóloga e mestre em psicologia clínica Carla Kozesinski explicou quais são as diferenças interessantes entre as mães da geração Y, que nasceram nos anos 1980 e início dos anos 1990 e as outras mamães.
A psicóloga destaca que a filósofa Elisabeth Badinter foi a primeira a rebater a romantização da maternidade e o mito do amor materno, com seu estudo “Um Amor Conquistado: O Mito Do Amor Materno”. Ali, ela analisa como o vínculo entre mãe e filho se construiu em diferentes contextos históricos e culturais.
Então, a partir disso, em seu artigo, Carla relaciona as últimas gerações – baby boomer, Geração X, Y e Z – com o comportamento que a mulher tem no período após o nascimento do bebê, conhecido como puerpério.
E de acordo com a autora, as mulheres da geração Y têm mais facilidade em “abandonar relações de poder assimétricas”, por esse motivo elas questionam as interferências de parentes, médicos e especialistas. Por outro lado, com a internet, essas mães têm criado redes de apoio entre mães que pensam de modo semelhante.
Outro ponto interessante, segundo Carla, é que, por ser uma geração que pensa soluções inovadoras e novos modos de fazer as coisas, essas mulheres têm criado modos de continuar trabalhando sem deixar os filhos após a licença, com coworkings maternos, espaços de cuidado coletivo etc.
Leia o texto completo aqui.