Com 38 semanas, Sheron Menezzes fala da importância de NÃO agendar a cesárea

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução Instagram/ Reprodução

“O nascimento do seu bebê não deve ser tratado como um compromisso que você marca na agenda”, disse Sheron Menezzes

Na reta final da gestação, a atriz Sheron Menezzes falou sobre a importância de entrar em trabalho de parto e não agendar a cesárea. Veja o que ela disse a seguir e depois entenda mais sobre este assunto:

“Semana 38. (É grande mas Leia…)

Links Patrocinados

Estou pronta! Agora posso literalmente dizer que estou “esperando” um neném… Estou te esperando filho.

Esperando o seu tempo.

Links Patrocinados

Esperando você de alguma forma me enviar um sinal… Porque eu estou pronta sim, mas e você filhote? Está?

Muitas pessoas, quando olham pra minha barriga, me perguntam: já marcou?

Marcar o que? O encontro com meu neném?

O nascimento do seu bebê não deve ser tratado como um compromisso que você marca na agenda… o bebê tem o tempo dele… é um momento de conexão da mãe com seu filho…. Claro que existem exceções, CLARO!

Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o parto humanizado. Sabe o que é isso? O parto humanizado? Respeitar a vontade da mulher…. ter a mãe e o bebê como protagonistas. Não forçar que a mãe faça algo que ela não quer… Até uma cesárea pode ser humanizada!

Parto ideal e recomendado, é aquele que é melhor pro bebê e pra mãe. Não aquele que o seu médico quer. Se você tem vontade, se sente mais segura e/ou confortável tendo um parto assim ou assado, você deve procurar um médico e uma equipe que jogue junto com você e faça de tudo para que isso aconteça… que te incentive, te de coragem e te mostre que você Pode! Porque você Pode Sim!!!!  Às vezes uma palavra mina a coragem da mulher… e isso não pode acontecer…. Dói? Mais pra umas mulheres do que pra outras. Mas se trocarmos o registro e entendermos que não é uma dor qualquer, que é seu corpo ajudando seu filho a nascer, as coisas podem e devem ficar mais prazerosas… Eu escolhi um parto humanizado. Minha primeira opção será um parto normal natural. Isso se meu guri permitir, pois ele é a minha prioridade… E farei de tudo por ele… TUDO! Eu encontrei meu time e estou muito feliz e segura!

Pense em você e pense no bebê… não deixe que ninguém decida por vocês! Se informe muuuuuito! Foi o que eu fiz e o que ainda estou fazendo… A decisão é sua!!!!!!”.

Entenda porque é melhor esperar o trabalho de parto

Um dos benefícios de aguardar o trabalho de parto começar é diminuir o risco de o bebê nascer prematuro. “É preciso ter certeza da idade da gravidez para marcar uma cesárea. Ela não pode ser agendada com menos de 39 semanas. Existe uma fase de transição em que o bebê não está totalmente maduro do ponto de vista do pulmão e esta é a maior causa de mortalidade entre os recém-nascidos que vem ao mundo fora do tempo”, explica o ginecologista obstetra Sérgio Floriano Toledo, professor de obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e diretor da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.

Justamente devido a essa imaturidade do pulmão, bebês que nascem por meio de cesáreas agendadas correm maior risco de desenvolver problemas respiratórios.

Saiba que os bebês nascidos por cesárea agendada são mais propensos a desenvolver taquipnéia transitória – um problema de respiração marcado pela respiração anormalmente rápida durante os primeiros dias após o nascimento. Cesáreas feitas antes de 39 semanas de gravidez ou sem prova da maturidade pulmonar do bebê podem aumentar o risco de outros problemas respiratórios, incluindo a síndrome do desconforto respiratório – uma condição que torna difícil o bebê respirar.

Veja mais

Comentários

Links Patrocinados