Como limpar corretamente o coto umbilical do recém-nascido?
Saiba os cuidados necessários com o coto umbilical do recém-nascido
O coto umbilical do recém-nascido requer alguns cuidados especiais. O que chamamos de umbigo do bebê, na verdade, se trata de um pedacinho do cordão umbilical. Ele é cortado após o nascimento e preso com um tipo de clip, na maternidade. Antes do pequeno sair o hospital, esse clip é retirado e o que permanece é o coto umbilical – um restinho do cordão que fica seco.
Este demora entre 10 e 21 dias para secar totalmente, escurecer e cair. Mas até que isso aconteça é bom lembrar que a região exige cuidados diferentes do restante do corpo. “Durante o banho limpe a região com seu dedo utilizando sabonete neutro e água. Após isso, seque bem o local e passe o álcool 70% “, ensina a enfermeira sênior Natalia Turano, do Hospital Israelita Albert Einstein.
O álcool 70% embebido em um cotonete também deve ser usado a cada troca de fralda. As mãos da mamãe precisam estar completamente limpas para mexer na região. O tecido do coto é morto, portanto o bebê não sentirá dor enquanto você estiver manuseando o local.
Dispense o uso de curativos e deixe a área secar naturalmente, depois de passar o álcool. Se necessário dobre a fralda do pequeno para não cobrir o coto umbilical e evitar que ele fique pressionado. É bem comum que a mãe perceba sair no cotonete uma sujeira amarronzada. Secreções amarelas parecidas com pus e sangue envelhecido também são normais.
O coto caiu, e agora?
Depois que o coto umbilical cai é como se uma pequena ferida estivesse aberta no local. Ela irá levar alguns dias para secar e cicatrizar totalmente. Assim, é importante continuar higienizando a área e, inclusive, estender o uso do álcool 70% por dez dias após a queda do coto.
Contudo, ligue o alerta se a área estiver muito avermelhada, inchada, com secreção além do habitual, sangue ou com cheiro muito forte. Esses são sinais claros de que é preciso procurar o pediatra do bebê.