Conheça o químico PERIGOSO que está em muitos shampoos pra bebê
Ftalatos estão em muitos produtos pra bebês e podem ser perigosos para a saúde dos pequenos, entenda
Cada vez mais pesquisas têm apontado que os ftalatos, substância química presente em diversos produtos como muitos shampoos para bebês, talcos, cremes e pomadas contra assaduras, pode causar problemas de saúde para os pequenos.
Um estudo feito pela revista científica Pediatrics descobriu que bebês expostos a shampoos, cremes e talcos para bebês possuíram maior concentração de ftalatos em sua urina.
Além disso, os pesquisadores observaram que quanto menor o bebê, maior a concentração de ftalatos na urina. Outros estudos já haviam associado a maior exposição aos ftalatos a problemas no desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos. O fato da maior concentração de ftalatos estar presente em bebês pequenos é preocupante. Isto porque, segundo os pesquisadores, são estes bebês os mais vulneráveis aos efeitos tóxicos dos ftalatos.
De acordo com a PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, os ftalatos também são considerados cancerígenos. A Associação pede que a ANVISA tome medidas para banir os ftalatos dos produtos, já que atualmente não há limites de uso desta substância definidos por lei no Brasil.
Para saber se os produtos que seu bebê usa contêm ou não ftalatos você deve observar a descrição dos ingredientes do produto.
Contudo, infelizmente, nem sempre os ftalatos estão descritos nos ingredientes. Portanto, o U.S Food and Drug Administration, órgão do governo dos Estados Unidos responsável por analisar a segurança de comidas, medicamentos e outros produtos, fez uma lista com alguns produtos que contam com a substância.
É importante ressaltar que tratam-se de produtos presentes no mercado dos Estados Unidos, porém alguns deles também são comercializados no Brasil. A analise foi feita em 2013, de modo que a fórmula destes produtos pode ter mudado desde então. Veja quais são a seguir:
- Colônia Johnson’s Baby;
- Johnson’s Baby Loção Hidratante;
- Aveeno Baby loção hidratante;
- Johnson’s Baby Shampoo
- Lenço umedecido Huggies;
- Sabonete líquido para bebês da Avon;
- Óleo Johnson’s Baby;
- Talco Johnson’s Baby.
Fontes consultadas:
U.S Food and Drug Administration
PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor
Revista científica Pediatrics