Estudo revela 18 produtos químicos no lencinho umedecido e riscos

Bruna Stuppiello

Veja quais as substâncias químicas perigosas presentes nos lencinhos umedecidos e os cuidados ao usar este produto

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Uma pesquisa feita pelo Which?, empresa que avalia a qualidade de produtos no Reino Unido, fez uma descoberta e um importante alerta sobre os lencinhos umedecidos. Após avaliar as 14 principais marcas de lenços umedecidos do Reino Unido, muitas delas também estão presentes no Brasil, os pesquisadores descobriram que os lencinhos umedecidos podem conter até 18 substâncias químicas em sua composição!

Entre essas substâncias existem algumas que podem ser muito prejudiciais para a delicada pele dos bebês. É o caso de um conservante comum chamado fenoxietanol, que foi encontrado em metade das marcas de lencinhos. “Os conservantes são usados nos lencinhos umedecidos para evitar que bactérias ou mofo se desenvolvam. Contudo, alguns conservantes podem levar a um maior risco de alergias quando entram em contato com a pele dos bebês, é o caso do fenoxietanol. Por conter uma grande lista de ingredientes em suas embalagens, muitas vezes os pais ficam confusos em relação aos lencinhos umedecidos e não sabem bem o que aquele produto realmente possui”, afirmou Nikki Stopford, diretora da Which?, em entrevista ao jornal britânico DailyMail.

A exposição ao fenoxietanol tem sido associada a condições como dermatite atópica e problemas respiratórios nos bebês. E é melhor evitar a exposição dos bebês a esta substância.

Outra substância química que pode causar problemas e que foi encontrada em alguns lencinhos umedecidos foi o ácido málico. Ele é usado para controlar o pH do produto. Contudo, ele pode causar irritação na pele e vermelhidão, especialmente em pessoas com pele sensível.

Fique bem informado, nos siga no Google Notícias

Propilenoglicol e Acetato de tocoferol também foram encontrados em alguns dos lencinhos umedecidos. Ambos podem causar irritação na pele do bebê.

O estudo da Which? também alerta que os pais devem evitar os lencinhos umedecidos com fragrâncias, pois as substâncias químicas usadas nestas fragrâncias também podem causar alergias.

Saiba também que o fato do lencinho umedecido conter palavras na embalagem como “dermatologicamente testado” ou “natural” ou “hipoalergênico” não significa muita coisa. “Estes termos não estão em conformidade com os padrões externos e são essencialmente marketing que não significam nada objetivo. Se você realmente quer saber o que contêm os lenços umedecidos é melhor consultar a lista na embalagem”, afirma Nikki Stopford.

Cuidados ao usar o lenço umedecido

O estudo acima mostra que é preciso ficar muito atenta na hora de comprar os lenços umedecidos do bebê. Mas saiba que na maioria dos casos, não é preciso parar de usar os lenços umedecidos. Basta ter alguns cuidados especiais que você pode conferir a seguir:

  • Usar os lenços umedecidos apenas para quando for trocar as fraldas fora de casa. Na sua casa opte pelo clássico algodão com água morna filtrada;
  • Observar a embalagem do lenço umedecido antes de compra-lo. Saiba que quanto menos ingredientes ela tiver melhor, isto significa que possui uma menor quantidade de possíveis substâncias que podem causar alergia;
  • Evitar lenços umedecidos com fragrâncias;
  • Caso seu bebê já tenha uma pele mais sensível do que o normal ou já apresente problemas de pele, pode ser melhor não usar os lenços umedecidos. Converse com o pediatra do seu pequeno sobre o assunto.

Compartilhe essa notícia