Acidentes domésticos com crianças: como evitar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Acidentes domésticos com crianças podem ser evitados, saiba como prevenir queimaduras, asfixia, afogamento, quedas, envenenamento e choques

Os acidentes domésticos com crianças são a principal causa de morte em crianças de 0 a 9 anos.  Os mais comuns são asfixia, afogamento e quedas. Contudo, eles podem ser prevenidos com alguns cuidados simples. A pediatra Denise Bedoni, do Hospital Leforte, ensina como evitar as queimaduras, asfixia, afogamento e quedas.

Queimaduras

Cadastre-se

Deixe as crianças longe do fogão e das panelas, especialmente durante o preparo de refeições.  “Panelas com cabo devem ser colocadas na parte de trás do fogão. Cuidado também com o ferro de passar”, orienta a pediatra Denise Bedoni.

Asfixia

Na hora de dormir coloque a criança de barriga para cima, deixe-a coberta até a altura do peito com o lençol ou cobertor presos embaixo do colchão. Retire brinquedos e até mesmo travesseiros do berço enquanto o bebê está dormindo. “Na troca de fraldas, evite o uso de talco em grande quantidade na região do tronco”, observa Bedoni.

Opte por cortinas e persianas sem corda. “Crianças menores correm o risco de estrangulamento com fios e cordas”, conta Bedoni. Deixe botões, moedas e outros objetos pequenos fora do alcance de crianças.

Ao adquirir brinquedos escolha aqueles de acordo com a idade da criança e a recomendação do selo do Inmetro. Para se ter uma ideia, peças que são menores do que um filme fotográfico já podem causar risco de engasgar. Ao comer, as crianças devem fazê-lo sentados à mesa e não durante brincadeiras ou corridas.

Afogamento

Guarde baldes e bacias sempre virados para baixos. Caso a casa tenha piscina, impeça o acesso da criança à área com grande proteção.

Quedas

Coloque redes nas janelas e portas de contenção para impedir o acesso às escadas ou áreas perigosas. Tome cuidado quando colocar o bebê no trocador ou em cima da cama, não o deixe sozinho nestes lugares.

Envenenamento

Produtos de limpeza, principalmente os guardados em garrafas PET, venenos e medicamentos são os principais responsáveis por intoxicações. “Deixe-os sempre em armários trancados ou em prateleiras fora do alcance das crianças”, orienta Bedoni.

Choques

Para evitar choques faça com que as tomadas fiquem sempre revestidas ou com suporte. Lembre-se que fios podem dar choque, por isso o ideal seria embuti-los na parede.

Outros machucados

Lembre-se que toalhas de mesa podem ser facilmente puxadas. Então deve-se tomar cuidado para não deixar nada em cima da mesa que possa cair ou quebrar. Utilize protetores nas quinas dos móveis.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários