Cuidados antes e durante a segunda gravidez
Saiba quanto tempo esperar pela segunda gestação e quais exames fazer antes e durante a gravidez
É importante que a mulheres tenham uma série de cuidados antes e durante a segunda gravidez. Saiba quais são a seguir:
Exames e cuidados antes da segunda gravidez
Tempo
É importante esperar um tempo entre a primeira e a segunda gestação. “9 meses após a primeira gravidez o útero e o corpo já estão recuperados e prontos para uma próxima gestação. Antes de 9 meses o útero ainda não se recuperou completamente para receber uma próxima gestação, podendo ter trabalho de parto prematuro e rotura uterina durante o parto”, orienta a ginecologista obstetra Milca Cezar Chade, da Clínica Chade.
Exames que a mulheres precisa fazer antes da segunda gravidez
Glicemia
Este exame auxilia a descobrir intolerância à glicose e diabete.
Exame Papanicolau
Exame necessário para detectar possíveis malformações nos órgãos reprodutivos.
Sorologia para rubéola
Este teste descobre se a mulher tem imunidade contra o vírus da rubéola, o que ocorre por vacina ou após ter tido contato com a doença.
Reação para toxoplasmose
Mostra se a mulher já teve uma infecção causada por este protozoário.
Hemograma
Contribui para verificar anemias, infecções ou inflamações.
Exame de urina
Mostra se há uma infecção de urina, que pode ser fatal para o feto.
Exame de fezes
O teste é importante porque verifica se há parasitas no intestino.
Sorologia para HIV
Importante para descobrir se um dos dois é portador do vírus do HIV que causa a AIDS.
Sorologia para hepatite B e C
Detecta a presença destes dois tipos de vírus no organismo.
Sorologia para sífilis
A bactéria causadora da sífilis, a Treponema pallidum, pode provocar o aborto, parto prematuro e malformações no feto.
Tipagem sanguínea
Este exame irá verificar qual é a tipagem sanguínea do casal. Caso a mulher seja Rh negativo e o parceiro Rh positivo existe a possibilidade do corpo da mãe produzir anticorpos contra o sangue do bebê. A complicação pode ser impedida pelos médicos.
Saiba quais exames os homens precisam fazer antes das tentativas de gravidez aqui.
Exames necessários durante a gravidez
Início do pré-natal
Assim que o pré-natal começar serão pedidos exames de sangue, urina e fezes. O de sangue tem como objetivo identificar se a paciente está com anemia, se corre risco de contrair doenças como rubéola ou toxoplasmose, qual o seu tipo sanguíneo, detectar infecções e é realizada uma pesquisa de trombofilias congênitas, importante para descobrir doenças hipertensivas e prevenir um parto prematuro.
O exame de urina é feito para detectar se há proteínas que indicam uma tendência a desenvolver pré-eclâmpsia e também se a gestante está com infecção urinária. Já o exame de fezes verifica se há parasitas no intestino.
5ª a 8ª semanas
O ultrassom transvaginal é realizado logo no início da gestação, normalmente entre a 5ª e a 8ª semanas. O objetivo é calcular o tempo de gravidez e a data provável para o parto. Neste momento é possível visualizar o saco gestacional e o embrião.
12ª a 15º semanas
Entre a 12ª e a 15º semanas de gestação é feita a ultrassonografia de translucência nucal. “Ela é realizada para avaliar os riscos de malformações genéticas e determinar a chance do feto vir a ter problemas de ordem genética. Também é observado o tamanho do bebê”, explica a ginecologista obstetra Márcia Pereira Bueno, professora de ginecologia e obstetrícia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).
20ª a 23ª semanas
Entre 20 e 23 semanas de gestação será feito o ultrassom morfológico. “Este exame irá verificar toda a estrutura do feto e checar se ela está normal”, diz Bueno. Com 24 semanas é importante refazer os exames de sangue do primeiro trimestre e ainda realizar outros específicos desta fase.
24ª a 28º semanas
Entre a 24ª e a 28ª semanas é feita a triagem de diabetes gestacional o objetivo é ver se a paciente desenvolveu esta doença.
28ª a 32ª semanas
Entre a 28ª e a 32ª semanas é realizado outro ultrassom. “Desta vez é avaliado o crescimento fetal”, esclarece Bueno.
34ª a 37ª semanas
Entre a 34ª a 37ª semanas é feita a triagem de estreptococo beta-homolítico. O objetivo do exame é descobrir se há infecções causadas pela bactéria estreptococo do tipo B que pode ser passada ao bebê durante o nascimento.
Outros exames
Outros tipos de exames podem ser pedidos durante a gestação, isto irá depender de como está a saúde da mulher e do feto.