Chupeta para o bebê: descubra se os pequenos podem usar ou não

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A chupeta para o bebê causa polêmica entre os profissionais da saúde e educação

Dar a chupeta ao bebê ou não? O assunto divide até mesmo os profissionais da área da saúde e educação. Todos concordam que o objeto não deve ser oferecido ao pequeno até ele completar um mês de vida. Isto porque ele aprende a brincar com a língua e pode aplicar isto no bico do seio da mãe, dificultando a amamentação.

A chupeta ainda tem outras complicações. “O uso persistente altera a organização dos dentes e eles nascem tortos, ela também mantém a saliva na boca em uma quantidade maior do que o natural, aumentando o risco de carie e induz o refluxo”, diz o pediatra Paulo Rogério Gallo, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Cadastre-se

Porém, pode ser um recurso para acalmar os pequenos. “Não há um consenso entre os profissionais da saúde, educação e psicologia. Contudo, há uma tendência a aceitar o uso desde que não seja usada de maneira abusiva, em alguns momentos do dia é possível”, afirma Gallo.  Um estudo descobriu um problema do uso constante da chupeta, veja qual é ele aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários