Dicas para ajudar o bebê a andar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Dê espaço para o pequeno se locomover e faça incitações suaves, assim você ajuda o bebê a andar

A melhor maneira de estimular o bebê a andar é deixando-o com espaço para se movimentar, fora do carrinho ou do berço. “Coloque-o em um local seguro e brinque com os brinquedos ao redor. Em alguns momentos coloque os objetos um pouco mais longe para que o bebê tente pegá-los”, orienta o pediatra Renato Santos Coelho, presidente do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Faça esses estímulos de maneira suave, respeitando o tempo do bebê.

É importante que os pais não assustem o bebê. Claro, que vê-lo dando os primeiros passinhos um tanto desengonçados pode dar um aperto no coração, afinal, e se ele cair?! Mas tente não demonstrar esse medo ao bebê. E se o pequeno cair, socorra-o, mas também procure não entrar em pânico. Caso ele tenha batido a cabeça, observe se vomita ou fica sonolento e se fizer alguma destas coisas, leve-o ao pronto-socorro.

Cadastre-se

A atitude dos pais é essencial para que a criança não fique com medo de se arriscar neste novo desafio que é andar. Pais assustados, assustam os pequenos e podem retardar o aprendizado do andar.

Não se restrinja à casa, levar seu filho aos parques e outros locais pode ser um estímulo extra para que ele dê os primeiros passos. Afinal, nestes lugares ele pode tentar alcançar uma folhinha ou outro bebê.

Deixe seu filho descalço. Isso mesmo! Assim, ele terá maior aderência para andar. Caso esteja muito frio, é interessante colocar uma meia antiaderente no bebê. Não utilize os andadores, além de desestimular o bebê a dar os primeiros passos, eles ainda aumentam o risco de acidentes. Saiba mais sobre os problemas dos andadores aqui.

Por fim, é importante ressaltar que a partir do momento que o pequeno começa a se locomover, os pais precisam ficar atentos para que não ocorram acidentes, como colocar o dedo na tomada ou cair da escada. Saiba a partir de qual idade é comum o bebê começar a andar nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários