Técnica de Harvey Karp para acabar com o choro do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Tire suas dúvidas sobre a técnica de Harvey Karp e descubra se ela realmente funciona

Você já ouviu falar na técnica de Harvey Karp? Trata-se de um método criado pelo pediatra americano Dr. Harvey Karp que consiste em três passos para que o bebê pare de chorar. A primeira parte consiste em enrolar o bebê em um cobertor e deixá-lo bem embrulhadinho. Caso isto não funcione, aplica-se o segundo passo, que é colocar o bebê de lado. Se estes dois passos não funcionarem e o choro continuar, o pediatra orienta fazer um chiado forte no ouvido do bebê, pode ser até um secador de cabelo. Agora, será que essa técnica funciona? Conversamos com uma pediatra brasileira para descobrir.

A primeira parte do método, enrolar o pequeno no cobertor, de fato é eficaz, especialmente nos casos de recém-nascidos. “É efetivo porque eles ainda se identificam com o ambiente uterino que é mais apertado, como o charutinho feito com o cobertor. Além disso, tem o conforto térmico”, afirma a pediatra Wylma Maryko Hossaka, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Beneficência Portuguesa.

Cadastre-se

Você pode colocar seu bebê no cobertor da seguinte maneira: posicione o cobertor em forma de diamante e coloque o bebê em cima, com a cabeça para fora da parte mais larga, de modo que os pezinhos ficam na ponta. Dobre a ponta direita e coloque-a em torno do lado esquerdo do bebê, deixando apenas o braço esquerdo do pequeno de fora. Depois, pegue a ponta do cobertor, traga para cima e coloque-a no peito do bebê. Por fim, dobre o lado esquerdo e coloque a ponta sob o bebê. Pronto!

Já a segunda parte da técnica de Harvey Karp, a de deitar o bebê de lado, não é recomendada. “É arriscado para o bebê, não recomendamos. O orientado é colocar o bebê de barriga para cima a fim de manter sua capacidade respiratória”, conta Wylma Maryko Hossaka.

A terceira parte da técnica de Harvey Karp não tem comprovação científica. “Não faz muito sentido, fazer o barulho bem no ouvido do bebê não é bom para a acuidade auditiva dele. Não sei no que se pauta esta orientação”, afirma Wylma Maryko Hossaka.

Portanto, se for testar a técnica Harvey Karp em casa, fique apenas na primeira parte. E confira mais dicas de como agir quando o bebê está chorando nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários