Troca de fraldas: cuidados com as genitais dos meninos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

É preciso cuidados especiais durante a higiene do pênis e testículos do bebê na troca de fraldas

A troca de fraldas dos meninos, assim como a das meninas, deve ser realizada com água morna filtrada, algodão e sabonete neutro caso o bebê esteja muito sujo. Em ambas as situações, a limpeza deve ser feita no sentido do pênis ou vagina para o ânus. Assim, evita-se o risco de infecção urinária.

O principal cuidado que as mamães de meninos precisam ter ao trocar a fralda é com o prepúcio, pele localizada em torno glande – cabeça do pênis. Isto porque os pequenos já nascem com a fimose fisiológica, na qual o prepúcio fica grudado em volta da glande. Isto tende a acabar naturalmente com o tempo, conforme a criança tem ereções espontâneas. “Por isso, a recomendação na hora de limpar os genitais do menino que ainda possui esta fimose é não puxar o prepúcio”, conta a enfermeira Natalia Turano, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Cadastre-se

Ao forçar o prepúcio na tentativa de expor a glande há maior risco do bebê desenvolver a fimose secundária. Caso o pequeno tenha este problema ele pode precisar de uma cirurgia para corrigi-lo.

Quando o bebê já não tiver a fimose primária, a orientação é que a mãe exponha delicadamente a glande e limpe a região. Em ambos os casos é preciso secar bem o pênis com algodão ou uma fraldinha. Os testículos do bebê também merecem atenção, levante-os para higienizar a área atrás dele e seque bem.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários