Saiba o que é necessário e o que é dispensável na hora de trocar a fralda do bebê
Trocar a fralda do bebê é uma tarefa simples, mas com a grande quantidade de coisas disponíveis no mercado, algumas mamães acham que precisam de um grande arsenal nessa hora. Porém, isso não é verdade. Na hora de trocar as fraldas, os papais precisam de poucas coisas, já que a boa higiene dos pequenos não está associada ao número de produtos que usamos.
Confira uma lista de coisas que são dispensáveis:
Lenço umedecido
Os lencinhos facilitam muito a vida das mamães, mas o ideal é que não sejam usados diariamente. Isso porque os ingredientes e o próprio perfume dos lenços umedecidos podem acabar irritando a pele da criança, causando alergias. Deixe para usá-los apenas quando estiverem fora de casa em algum passeio ou viagem, por exemplo.
Pomada para assaduras
As pomadas devem ser utilizadas apenas com orientação médica. Ao contrário do que muita gente pensa, o produto não precisa ser passado a cada troca de fraldas. “Ela é necessária sempre que solicitada pelo pediatra e não como forma de prevenção as assaduras, sem indicação”, explica a enfermeira obstetriz Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Para evitar assaduras, a dica é deixar o pequeno sempre bem limpo. As trocas de fraldas precisam ser frequentes; sempre que ele fizer xixi ou cocô, ou, pelo menos de três em três horas.
Talco
Atualmente, o talco já não é mais usado e pode causar problemas de saúde nas crianças. “O pó do produto produz uma névoa que quando é aspirada pode originar ou piorar problemas respiratórios e alérgicos. Também provoca o ressecamento da pele”, afirma Halasc.
O que realmente é necessário para trocar a fralda?
O mais indicado pelos pediatras é usar água morna filtrada e algodão. A água é suficiente para garantir a limpeza do local, basta ir trocando o algodão cada vez que passa no bumbum do pequeno. “Eles são interessantes porque não agridem a pele deles algo que pode acontecer com outros produtos, como os lencinhos. Além disso, não deixam resíduos na pele”, orienta Halasc.
Um sabonete infantil neutro pode ser usado caso os bebês estejam muito sujos. Depois de fazer toda a limpeza, seque bem a região com algodão ou uma fraldinha de pano. Apenas depois de deixar o local bem sequinho que a fralda limpa deve ser colocada.