Como emagrecer após o parto: as melhores dicas

Por: Bruna Romanini

Informações do Instituto Nacional de Saúde do Governo dos Estados Unidos

A seguir saiba como emagrecer após o parto de forma saudável e esclareça suas dúvidas sobre a perda de peso após o parto

Como emagrecer após o parto? Esta é uma das dúvidas mais frequentes entre as mamães. Bom, primeiro saiba que é importante ter paciência, afinal, você levou nove meses para ganhar esse peso, então não espere perde-lo em alguns dias.

A perda de peso da gravidez começa obviamente no parto, com o nascimento do bebê. Porém, durante o parto há outras coisas que fazem a mulher perder peso além do bebê em si, que são a perda da placenta, líquido amniótico e um pouco de sangue que havia se acumulado na gestação.

Cadastre-se

Afinal, como você pode ver no gráfico acima, o peso que a mulher ganha na gravidez não vem apenas do bebê, ele também vem dos seios que cresceram devido a amamentação que irá ocorrer, do líquido amniótico que protegeu seu pequeno, do útero que aumentou de tamanho, da placenta, do aumento do volume de sangue e da gordura que a mulher precisou acumular para poder gestar um bebê saudável.

Nos dias seguintes ao parto, a mulher também pode perder muito líquido que estava acumulado em seus pés, tornozelos e outras partes do corpo, que causavam aquele clássico inchaço da gestação.

Depois disso, a perda de peso tende a ficar um pouco mais lenta. Mas saiba que a amamentação pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento. Isto porque amamentar queima cerca de 700 calorias por dia e também ajuda seu útero a voltar ao tamanho original!

Por sinal, saiba que o útero demora um tempo para voltar ao tamanho original, então é completamente normal a mulher ficar com uma barriga após o nascimento do bebê.  “Duas semanas após o parto o útero deixa de ser palpável no abdômen. De 4 a 6 semanas o útero regride ao tamanho normal”, explica o ginecologista e obstetra Ricardo Andrade Freire, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco.

Um pouco de flacidez na barriga também é normal. “Isso ocorre porque a barriga se distende demais na gestação e a pele não volta. Funciona como um elástico que perdeu a resistência”, explica a dermatologista Christiana Blatter, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É preciso esperar um tempo maior para que a pele retorne ao que era antes . “A pele volta ao normal entre 4 e 6 meses dependendo das características individuais de cada pessoa”, explica Ricardo Andrade Freire.

Por fim, saiba que a expectativa para as mulheres que ganharam entre 9 e 12 quilos na gestação é que leve cerca de seis meses para voltar ao peso de antes. Já quem engordou mais, pode demorar até nove meses para retornar aos quilos de antes da gestação.

Dicas para emagrecer com saúde após o parto

Além da amamentação, outras atitudes podem ajudar a mulher a emagrecer após o parto. Primeiro, é importante prestar atenção ao que você está comendo. Lembre-se que você não está mais grávida, por isso, pode ser necessário reduzir as porções das suas refeições.

Invista em frutas, legumes e verduras. Também opte por gorduras saudáveis como as vindas dos peixes e do azeite ou abacate. Invista em alimentos integrais, como pão integral. E opte por carnes magras, como frango e peixe, mas evite peixes ricos com mercúrio como tubarão, peixe-espada, cavala, pirá ou garoupa, atum, robalo listrado, badejo, marlim e cação. Isto porque o mercúrio é prejudicial para o bebê. Você pode conferir aqui uma sugestão de cardápio perfeito para as mães que estão amamentando.

Assim que seu médico liberar também é importante investir em exercícios físicos. Sabemos que não é fácil encontrar tempo para isso, já que um bebê demanda muito! Mas você pode incluir seu pequeno nas atividades, como leva-lo para passear no carrinho. Você também pode conferir alguns bons e rápidos exercícios para fazer no pós-parto aqui.

Tentar descansar, pelo menos um pouco, também contribui para o emagrecimento. Isto porque quando a pessoa está cansada é mais difícil fazer as escolhas certas em relação a alimentação e ainda mais complicado encontrar disposição para se exercitar. Confira aqui boas dias de como dormir bem após a chegada do bebê.

Por fim, não espere milagres. O emagrecimento no pós-parto não ocorre da noite para o dia, mas com paciência e hábitos saudáveis você chega lá!

Fonte consultada:

Clínica Mayo

Veja mais

mae-francesa

Deixe uma resposta

Comentários