Bebê morre por erro comum ao ser colocado para dormir em um dia frio

Por: Bruna Romanini

Foto: A mãe Derea Matthews agora orienta outros pais sobre sono seguro do bebê.

Preocupada com o tempo frio, a mãe Derea Matthews acabou agasalhando demais o pequeno Charlie

Derea Matthews decidiu compartilhar sua história com o canal de televisão americano WbalTV para conscientizar outros pais sobre a importância de manter os bebês aquecidos corretamente durante o sono.

Há quatro anos, Derea encontrou o filho Charlie, de um mês, morto em seu berço. “Naquela noite, eu me lembro que Charlie tinha muitas camadas de roupas. O que eu não sabia na época é que colocar muitas roupas ou muitas camadas de cobertores pode ser um problema. O que ocorreu no caso de Charlie é que acabamos aquecendo-o demais”, disse Derea.

Cadastre-se

Hoje Derea tornou-se uma especialista em sono seguro do bebê e orienta outros pais sobre o assunto. “Nós tivemos outro filho, que tem sido uma benção. Com ele nós estamos fazendo tudo diferente em relação ao sono”, conta Derea.

Cuidados ao colocar o bebê para dormir nos dias frios

Conforme você viu acima, colocar o bebê para dormir nos dias frios requer uma atenção especial. Primeiramente, é importante que o colchão do berço tenha uma boa espessura. “No Moisés a criança pode passar frio devido à pouca espessura do colchonete”, observa a pediatra Wylma Hossaka, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Beneficência Portuguesa.

Quanto aos cobertores, coloque-os até a altura do peito e presos embaixo do colchão. “Opte pelos cobertores de algodão que são feitos de uma fibra natural”, diz Wylma Hossaka. Além disso, é melhor colocar mais camadas de cobertores leves do que um cobertor muito pesado no bebê.

Ao vestir seu bebê para dormir e ao cobri-lo, considere a quantidade de roupas e cobertores que você irá usar para se aquecer. O bebê deve usar uma quantidade semelhante, no máximo com uma camada a mais de roupa ou de cobertor.

Para saber se o bebê está aquecido cheque o peito dele, se estiver quentinho, ele estará quentinho. Seu bebê também dá alguns sinais de que está aquecido demais, são eles: suor, inquietação, febre e rosto vermelho. Diante desses sinais é importante tirar algumas roupas ou cobertores do bebê.

Veja outros cuidados ao colocar o bebê para dormir aqui. 

Fonte consultada:

ONG SIDS and Kids Safe Sleeping

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários