Saiba por que as grávidas sentem tanto sono e cansaço
É muito comum as grávidas sentirem sono na gestação, confira como lidar com isso
Aquele sono tão característico entre as grávidas nada mais é do que uma reação do organismo da mãe se preparando para a chegada do bebê. Ao longo do primeiro trimestre de gravidez o corpo passa por mudanças significativas. “As alterações hormonais fazem a mulher ficar cansada e sonolenta”, explica a ginecologista obstetra Márcia Pereira Bueno, professora de ginecologia e obstetrícia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Entre esses hormônios está a progesterona, que aumenta a vontade de dormir e ainda pode deixar o intestino mais preguiçoso; além de reduzir os reflexos e a memória.
Somado a isso ainda existe uma queda natural da pressão arterial, causada pelo próprio organismo para irrigar melhor a área da placenta. O aumento do débito cardíaco, com o coração batendo mais vezes, junto com o metabolismo acelerado para trabalhar por dois, são outros fatores responsável pelo tradicional soninho das gestantes.
No 2º trimestre da gravidez a situação parece se normalizar e a mulher se sente mais disposta. Porém, o cansaço e o sono voltam a parecer na reta final da gestação. Nesse período os motivos são outros, sendo normalmente associado ao ganho de peso da grávida.
Confira algumas dicas para driblar o cansaço:
Descanse bem
Aproveite os momentos de descanso para repor as energias e descansar efetivamente. Deixe de lado tudo que possa lhe distrair e use esse momento para relaxar. Dê atenção especial ao sono e durma o suficiente para não se sentir cansada.
Cuidado com a ansiedade
Qual grávida não fica ansiosa?! Motivos as futuras mamães têm de sobra! Mas, o excesso de ansiedade pode ser prejudicial e acaba deixando as gestantes esgotadas emocionalmente e fisicamente também. Por isso, pratique atividades que lhe deixam relaxada e calma. Ioga, meditação, massagens e até artesanato podem ajudar bastante nos momentos de tensão.
Respeite seus limites
Todas nós somos diferentes, então não se compare com aquela sua amiga que trabalhou até o último dia antes do parto. Dê atenção aos sinais do seu corpo e os respeite. Se estiver se sentindo muito cansada, tire um tempo para deitar e esticar as pernas. Uma simples e rápida caminhada pode ajudar a repor suas energias, antes de começar um novo turno de trabalho.