Machucados nos seios: causas, prevenção e tratamento
Veja o que fazer para evitar e tratar os machucados nos seios devido à amamentação
Infelizmente, muitas mães ficam com machucados nos seios em decorrência da amamentação. A seguir, explicamos quais as principais causas dos machucados nos seios, o que fazer e o que não fazer para evita-los e como tratar:
Causas dos machucados nos seios
Os machucados nos seios ocorrem principalmente em decorrência da falta de informação adequada sobre amamentação. “A mãe deveria sair da maternidade já com as orientações sobre a posição correta na hora de amamentar, a pega adequada e muito mais. Ela deveria ter orientação adequada de seu ginecologista sobre aleitamento materno durante a gestação e ter ido em uma consulta no pediatra durante a gestação para receber orientações sobre amamentação e vacinação”, observa o pediatra Moisés Chencinski, membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Como a maioria das mães não recebe estas orientações adequadas, elas acabam tendo dificuldades naturais de quem quer amamentar. “As dificuldades começam com uma pega não adequada, com uma pega no mamilo e não na aréola, tirar o bebê de forma não adequada do seio também leva a uma fissura”, afirma Moisés Chencinski.
Além disso, alguns objetos que muitos acreditam que ajudam no aleitamento, na realidade prejudicam. É o caso de pomadas, óleo de amêndoa, vitamina E, entre outras substâncias passadas nos seios. “Todas essas substâncias que você passar nos seios só irão afinar a pele e assim piorar a dor ao mamar. Além disso, cremes à base de nalonina podem provocar irritação nos mamilos e deixá-los ainda mais sensíveis”, alerta Moisés Chencinski.
O uso de chupetas, mamadeiras e mordedores antes do bebê estar completamente adaptado ao aleitamento materno pode levar a um quadro de confusão de bicos, pois o pequeno pega esses objetos de uma maneira e o seio de uma outra forma. “Isso faz com que quando o bebê pegue o seio, ele tente pegá-lo da forma como faz com a chupeta, mamadeira ou mordedor e isso leva a fissura”, observa Moisés Chencinski.
Prevenção dos machucados nos seios
A melhor forma de prevenir os machucados nos seios em decorrência da amamentação é fazer com que o bebê tenha uma pega correta.
Confira também as posições indicadas para amamentar.
Aprenda os cuidados importantes nas primeiras mamadas.
Conheça a Golden Hour e sua importância.
Para receber orientações adequadas sobre o aleitamento você pode falar com o pediatra, uma consultora em aleitamento materno e/ou ir a um banco de leite materno, isso mesmo este local não é apenas para coleta de leite materno, ele também orienta gratuitamente as mães que amamentam. Encontre um banco de leite materno próximo de sua casa neste site.
Além disso, é importante evitar os cremes, óleo de amêndoa, vitamina E, entre outras substâncias que se recomenda passar nos seios. “Um seio cuidado, lavado e seco é o suficiente para não ter problema. Além da pega adequada, é claro”, destaca Moisés Chencinski.
Também é importante evitar o uso de bico de silicone, concha para amamentação e de absorventes de seio. Isto porque eles vão deixar a região úmida e isto favorece problemas nos seios. “Se tiver muito leite, a mãe pode colocar uma fralda de pano e cada vez que sentir que molhou, coloca outra fralda”, orienta Moisés Chencinski.
Caso seus seios tenham muito leite, uma boa dica para prevenir machucados é fazer um pouco de ordenha manual deste seio, antes de oferecer o peito para o seu pequeno. Assim, o bebê tem maior facilidade em realizar a pega. Também é interessante optar pela posição cavaleiro ou amamentar deitada de lado. Saiba mais sobre as posições para amamentar.
Tratamento dos seios machucados
Sentir dor ao amamentar não é normal. Por isso, é importante buscar ajuda assim que começar a sentir dor. “Não espere o quadro piorar muito, pois você corre o risco de infecções e outros problemas. Não pare com a amamentação e vá buscar ajuda com o pediatra, com uma consultora em aleitamento materno ou em um banco de leite materno”, afirma Moisés Chencinski.
Também é importante checar se a pega está correta. Veja qual é a pega correta do bebê e como lidar com os problemas mais comuns em decorrência da amamentação.