O bebê faz o peito de chupeta? Entenda esse mito!
Esqueça aquela velha história de que o bebê está fazendo o peito de chupeta. Muitas mulheres já devem ter ouvido isso de algum parente, amigo ou conhecido. No entanto, esse é um mito que precisa ser desvendado e melhor explicado. Confira a seguir se o seu bebê está mesmo fazendo o peito de chupeta e de onde vem esta crença.
Afinal, é possível o bebê estar fazendo o peito de chupeta?
A resposta é NÃO! “Não existe isso. Quando a mãe acha que o bebê está ‘fazendo o peito de chupeta’, na verdade o que ele está demonstrando é uma necessidade de sucção não nutritiva maior e isso geralmente ocorre em um pico de crescimento do bebê”, explica a consultora em amamentação Nádia Vieira do Materno Amor e parceira da Casa Materna.
E não há nada de errado com o fato do bebê fazer essa sucção não nutritiva, ou seja, mamar sem sugar o leite. Na verdade, isto inclusive é normal e importante para o bebê. “Quando estão na barriga da mãe, os bebês são alimentados constantemente e ai até os dois anos todo o ser humano passa pela fase oral, de conhecer o mundo pela boca. Esta sucção não nutritiva ajuda o bebê com outras questões além da alimentação, como ajudar a regular emoções, regular sistema nervoso e até contribuir para o desenvolvimento da mandíbula e maxilar”, conta Nádia Vieira.
Portanto, quando você notar que seu bebê está fazendo a sucção não nutritiva, pode deixa-lo continuar fazendo isso. “Se a mãe tem a disponibilidade pra ficar com a criança, é importante para o bebê essa sucção não nutritiva”, diz Nádia Vieira.
Caso você tenha que fazer algo e precise tirar o peito no meio da sucção não nutritiva, procure fazer isso da seguinte forma: “Afaste a criança do peito e em seguida segure o queixo para que o bebê sugue a própria língua e consiga suprir essa sucção não nutritiva”, orienta Nádia Vieira.
Saiba quando os picos do crescimento do bebê ocorrem aqui.