O bebê NÃO faz o peito de chupeta! Entenda o que ele REALMENTE faz

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Esqueça aquela velha história de que o bebê está “fazendo o peito de chupeta” e esclareça suas dúvidas

“Seu bebê está fazendo o peito de chupeta”. Grandes chances de você já ter ouvido isso de algum parente, amigo ou conhecido. Mas afinal, o bebê realmente pode fazer o peito de chupeta?

A resposta é NÃO! “Não existe isso. Quando a mãe acha que o bebê está ‘fazendo o peito de chupeta’, na verdade o que ele está demonstrando é uma necessidade de sucção não nutritiva maior e isso geralmente ocorre em um pico de crescimento do bebê”, explica a consultora em amamentação Nádia Vieira do Materno Amor e parceira da Casa Materna.

Cadastre-se

E não há nada de errado com o fato do bebê fazer essa sucção não nutritiva, ou seja, mamar sem sugar o leite. Na verdade, isto inclusive é normal e importante para o bebê. “Quando estão na barriga da mãe, os bebês são alimentados constantemente e ai até os dois anos todo o ser humano passa pela fase oral, de conhecer o mundo pela boca. Esta sucção não nutritiva ajuda o bebê com outras questões além da alimentação, como ajudar a regular emoções, regular sistema nervoso e até contribuir para o desenvolvimento da mandíbula e maxilar”, conta Nádia Vieira.

Portanto, quando você notar que seu bebê está fazendo a sucção não nutritiva, pode deixa-lo continuar fazendo isso. “Se a mãe tem a disponibilidade pra ficar com a criança, é importante para o bebê essa sucção não nutritiva”, diz Nádia Vieira.

Caso você tenha que fazer algo e precise tirar o peito no meio da sucção não nutritiva, procure fazer isso da seguinte forma: “Afaste a criança do peito e em seguida segure o queixo para que o bebê sugue a própria língua e consiga suprir essa sucção não nutritiva”, orienta Nádia Vieira.

Saiba quando os picos do crescimento do bebê ocorrem aqui.

Veja mais

leite materno sheron menezzes
leite empedrado adriana santanna

Comentários





Veja mais