Bebê morre e uma vacina que só tem na rede privada poderia ter evitado
O bebê de 20 meses contraiu a meningite B e seus pais decidiram alertar outras famílias
Em apenas um dia, o bebê Donald Peach de apenas 20 meses passou de uma criança saudável e sorridente para uma criança doente, que acabou falecendo. Isto porque o pequeno contraiu a meningite B.
Esta meningite, assim como as outras, causa infecção na membrana que recobre o cérebro. Este tipo de meningite é bacteriana e muito letal.
A meningite B é o tipo de meningite mais comum entre os menores de dois anos, já que a vacina contra a meningite C está disponível no sistema público.
A meningite B é tão perigosa para os bebês que 30% dos afetados por essa doença não sobrevivem. E entre os que sobrevivem, 20 a 50% apresentam sequelas graves, como lesões cerebrais e nos nervos, surdez, membros amputados e atraso mental.
Esta doença pode ser prevenida com a vacina contra a meningite B. Contudo, esta vacina só está disponível na rede privada, tanto no Brasil quanto na Austrália, onde o pequeno Donald Peach vivia.
Por isso, os pais do pequeno Donald, não sabiam sobre esta vacina. Eles estavam seguindo o calendário público de vacinação do filho e não sabiam sobre a existência dessa vacina na rede privada.
Eles só descobriram sobre o assunto, quando o pequeno começou a apresentar uma febre. Seus pais o levaram ao médico e inicialmente ele tomou apenas um remédio para febre e foi monitorado até que a febre baixasse.
Após algumas horas, a febre baixou e Donald recebeu alta do hospital. Contudo, pouco após chegar em casa, Donald voltou a ter febre. E sua mãe Amy reparou que o pequeno estava com uma pequena mancha roxa na virilha.
Ela então levou o filho ao hospital novamente e os médicos rapidamente diagnosticaram que se tratava da meningite B. “Nisso a condição do meu filho se deteriorou rapidamente! Os médicos tentaram todo o possível para revivê-lo, mas a doença já havia avançado demais. Meu filho acabou tendo uma infecção generalizada e não resistiu”, afirmou Amy em entrevista ao portal Kidspot.
A mãe ainda falou sobre sua indignação por nunca ter sido informada sobre a vacina contra a meningite B. “Eu sinto muito raiva porque eu nunca soube desta vacina! Se eu soubesse da existência dela e da gravidade desta doença teria dado para meu filho com certeza!”.
Entenda quais são as diferenças entre as vacinas da rede pública e da rede privada.