O bebê híbrido de humano e macaco não passou da fase de embrião, entenda esta história polêmica
Um cientista espanhol criou o primeiro bebê que é um híbrido de humano e macaco. Na verdade, ele não passou da fase de embrião e foi destruído com 14 dias de gestação de acordo com o jornal espanhol El País.
O embrião foi criado em um laboratório da China e segundo o cientista, o embrião poderia ter se desenvolvido até o nascimento, mas ele optou por abortar.
Pesquisadores criaram o híbrido modificando geneticamente o embrião de um macaco. Neste embrião eles desativaram genes essenciais para a formação de órgãos e então injetaram células tronco humanas.
A criação do embrião foi considerada um passo importante para o uso de animais para o transplante de órgãos para humanos. Contudo, a criação também está sendo cercada de polêmicas. O embrião inclusive foi criado na China e não na Espanha para evitar problemas legais.
O cientista responsável pela criação foi Juan Carlos Izpisúa e ele contou com a colaboração de um time de cientistas do Instituto Salk nos Estados Unidos e da Universidade Católica de Murcia na Espanha. Juan ainda não revelou se a descoberta será divulgada em alguma revista científica.